Uberlândia

Inscrições para workshop de aquarismo e piscicultura estão abertas

Promovido pela Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, curso acontece no dia 28 de novembro

Pensando em capacitar cada vez mais os produtores rurais e ampliar as oportunidades de negócio, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD), promoverá, no dia 28 de novembro, o I Workshop de Aquarismo e Piscicultura Ornamental de Uberlândia.

O curso é voltado para produtores rurais, comerciantes de peixes ornamentais, aquariofilistas, estudantes e demais interessados que queiram se informar ou conhecer mais uma possibilidade no ramo da aquicultura. “Será um dia inteiro de capacitação e teremos a presença de grandes conhecedores da área. Continuamos trabalhando para oferecer aos produtores rurais novas oportunidades de negócio”, destacou Walkiria Naves, secretária de Agropecuária, Abastecimento e Distritos.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui ou na sede da Consultoria e Assistência Veterinária (Conavet), no campus Glória da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As vagas são limitadas e o valor da inscrição é de R$ 35. O workshop acontecerá no Aquário Municipal no Parque do Sabiá, das 8h às 17h.

Novo Agro

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Conavet também participam da organização do evento, que é mais uma ação do Programa Novo Agro para promover a aquicultura na região. Com resultados comprovados, a iniciativa é desenvolvida em dois eixos estratégicos, com a produção e comercialização de negócios rurais, ambas amparadas por cinco pilares: agricultura de pequeno porte, agroecologia, aquicultura, turismo rural e resgate da gastronomia de identidade local. Até então, mais de 2.200 produtores rurais foram beneficiados com o programa.

Confira a programação completa:

08h às 08h30 – Recepção

8h30 às 9h – Apresentação do Programa Novo Agro (Dra. Walkíria Naves, Secretária de Agropecuária, Abastecimentos e Distritos de Uberlândia)

9h às 10h – Mercado e tendências da piscicultura ornamental (Dr. Fabrício Rezende – Pesquisador Embrapa Pesca e Aquicultura)

10h30 às 11h30 – Sistemas de produção de peixes ornamentais (Dr. Fabrício Rezende – Pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura)

11h30 às 12h00 – Bate-papo sobre os temas expostos

14h às 15h – Sanidade: cuidados e medidas preventivas (Dr. Pedro Henrique Viadanna – Unesp/SP)

15h30 às 17h – Montagem e manutenção de lagos (Jardins e Lagos – Rogério Bernardes).

17h -17h30 – Encerramento

Prestigie!

O que: I Workshop de Aquarismo e Piscicultura Ornamental de Uberlândia

Local: Aquário Municipal no Parque do Sabiá – Av. José Roberto Migliorini em frente ao Estádio Municipal

Dia e Horário: 28 de novembro, das 8h às 17h

Inscrições: No site ou na sede da Conavet, que fica campus Glória da UFU, bloco C, sala 215, de segunda a sexta, das 08h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Fonte: Secom / PMU