Uberlândia

Inscrições para o 26º Festival de Dança do Triângulo iniciam hoje (10)

Evento acontece entre os dias 16 e 21 de outubro, no Teatro Municipal de Uberlândia

Um dos principais eventos de difusão da dança no calendário cultural da região está reaberto aos artistas locais. Começam, nesta terça-feira (10), as inscrições para a 26ª edição do Festival de Dança do Triângulo. Sob realização da Secretaria Municipal de Cultura, a programação reunirá uma diversidade de ritmos e linguagens corporais entre os dias 16 e 21 de outubro.

 

As inscrições se estendem até o dia 19 de julho. Para garantir participação, basta que os interessados preencham a ficha de inscrição e enviem um vídeo com a coreografia proposta, mediante as condições previstas no edital. Inserido na memória de diversos artistas de Uberlândia e região, o Festival de Dança do Triângulo busca estimular a dança, a produção dos conteúdos culturais e o acesso aos diversos ritmos que envolvem o segmento.

Em 2017, mais de três mil pessoas foram mobilizadas com apresentações em diferentes cantos do município. Este ano, a programação será dividida em mostras Infantil, Amadora, Profissional, de Espetáculo, Convidada, Palco Livre e Intervenções, além de oficinas e palestras. Ainda assim, outras novidades devem contagiar o público em 2018.

Encontros: razão, emoção e cena

Para este ano, o tema que ditará o ritmo do festival será “Encontros: razão, emoção e cena”, como antecipa a coordenadora do setor de dança da Secretaria de Cultura, Ananda da Costa Viana. “Consiste na reflexão sobre os diversos efeitos que a dança pode causar no público, nos bailarinos amadores e profissionais, nos professores e em qualquer pessoa que tenha contato com essa forma de arte. Trata-se de estimular o debate sobre os tipos de encontro que a dança pode proporcionar, bem como as sensações físicas, racionais, emocionais e psicológicas que pode despertar”, afirmou.

A democratização da arte e da cultura, segundo a coordenadora, também será difundida este ano, com apresentações gratuitas em espaços públicos do município. O intuito é privilegiar cada vez mais pessoas com o melhor da dança na região, além de estimular a formação de público e estreitar a proximidade entre os artistas e a comunidade em geral.

As modalidades serão distribuídas em balé de repertório, balé, dança contemporânea, dança urbana, dança de salão, dança étnica, folclórica, sapateado e jazz. O festival é voltado a grupos, escolas ou artistas independentes de diversas idades. Trata-se de um projeto institucional aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC).

 

Como participar

 

As inscrições podem ser feitas, na página do Festival de Dança, no portal da Prefeitura, ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 17h, na Oficina Cultural, localizada na praça Clarimundo Carneiro, 204, Fundinho. Outra opção é enviar a proposta via correios para a Secretaria Municipal de Cultura, na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bloco 2, piso 3 do Centro Administrativo, no bairro Santa Mônica.

Secom PMU