Registro será feito presencialmente nas unidades rurais e online na zona urbana
Quem pretende assegurar uma vaga nas escolas da rede municipal de ensino em 2019 precisa ficar atento com o prazo. A Secretaria Municipal de Educação realizará, entre os dias 6 e 15 de novembro, as inscrições para o preenchimento de vagas para o próximo ano. O cadastramento será feito no Portal da Prefeitura no caso de instituições urbanas e pessoalmente nas escolas da zona rural. Todas as regras constam na Instrução Normativa nº 4/20018, publicada no Diário Oficial do Município.
O registro deve ser executado pelos pais ou responsáveis de alunos menores de 18 anos ou pelo próprio candidato maior de idade. É necessário apresentar documentos nacionais de identificação do estudante, como Registro Geral (RG) ou Certidão de Nascimento, além do CPF do aluno ou de seu responsável. Também são solicitados dados como comprovante de endereço, cartão de vacina, nome da escola pretendida e turno desejado.
A inscrição para escolas urbanas deverá ser feita por meio do link Inscrição Escolar. O acesso ao resultado acontecerá no mesmo espaço eletrônico, a partir do dia 5 de dezembro. Quem não tiver computador com acesso à internet poderá se dirigir a qualquer instituição de ensino municipal para se cadastrar, conforme horário de atendimento.
O processo não é uma garantia automática de vaga. A efetuação das matrículas acontecerá entre os dias 17 e 21 de dezembro. Para garantir ainda mais transparência e efetividade, todas as etapas serão acompanhadas por uma comissão especializada.
Processo integrado
Pela primeira vez, as inscrições relativas às unidades administradas pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras do município serão integradas ao mesmo sistema. Nos anos anteriores, estas escolas organizavam o próprio cronograma de cadastro.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Célia Tavares, a mudança veio para facilitar o planejamento de toda a rede educacional da cidade. “Ao padronizarmos o sistema, unificamos nossa base de dados. Assim, é possível ter o controle total de alunos inscritos em Uberlândia. Isso evita que um mesmo estudante se inscreva em duas unidades ao mesmo tempo”, destacou.
Secom PMU