Projeto da UFU está com inscrições abertas e oferece 20 vagas para homens de 60 a 80 anos que tenham pressão alta e façam uso de medicação controlada
Iniciativa de uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCS/Famed/UFU), o projeto “Pressão Arterial e Exercício Físico” fornece, gratuitamente, suporte de profissionais de Educação Física a idosos que sofrem de hipertensão. O público-alvo é composto por pessoas do sexo masculino, de 60 a 80 anos de idade, que necessitem utilizar regularmente medicações para o controle da pressão arterial e queiram incluir a prática de exercícios no tratamento a esta doença.
A autora do projeto é a acadêmica Denise Rodrigues Fernandes, que está pesquisando os tipos de atividades que trazem mais benefícios para esta população. “Estamos em busca de voluntários que se encaixem neste perfil e aceitem participar das nossas atividades por um período de dois meses. Os dias e horários serão combinados, posteriormente, conforme a disponibilidade dos selecionados – que precisarão apresentar um atestado médico comprovando a aptidão para fazer exercício de força e aeróbio. Serão oferecidas 20 vagas e haverá formação de lista de espera”, explica, acrescentando que este projeto é vinculado ao programa Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade (Afrid) e ao Laboratório de Fisiologia Cardiorrespiratória e Metabólica (Laficam)..
Ainda de acordo com ela, as inscrições podem ser realizadas entrando em contato via e-mail denise.r.fernandes@hotmail.com ou pelos telefones (34) 99232-6196, 99952-2015 e 99155-9860 – por ligação ou mensagem de WhatsApp. As atividades serão realizadas na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi), localizada na Rua Benjamin Constant, 1286, Bairro Nossa Sr.ª Aparecida.
Fonte: Comunica UFU