Uberlândia

Hospital de Clínicas da UFU recebe ações de eficiência energética da Cemig

Novos equipamentos vão contribuir para reduzir o consumo de energia elétrica na instituição

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está modernizando o centro cirúrgico e a lavanderia com novos equipamentos doados pela Cemig. A iniciativa contempla a instalação de dois focos cirúrgicos com tecnologia led e três autoclaves, que são aparelhos usados para esterilizar instrumentos e equipamentos cirúrgicos.

Essa ação faz parte do Programa Energia Inteligente da Cemig e tem como objetivo contribuir para reduzir os gastos com a energia elétrica, ampliando o orçamento dos hospitais para investimentos na melhoria do atendimento à população. Para a aquisição dos equipamentos foram empregados recursos de R$ 840 mil.

As novas autoclaves vão otimizar o tempo para a esterilização, oferecendo mais agilidade aos processos hospitalares e contribuindo para a redução do consumo de energia. Já os foco cirúrgicos são equipamentos modernos que devem garantir mais conforto e segurança durante a realização de procedimentos cirúrgicos complexos.

Segundo o engenheiro de eficiência energética Fernando Queiroz Almeida, da Cemig, esse conforto decorre principalmente da modernização da lâmpada utilizada nos focos cirúrgicos. “Os equipamentos antigos continham lâmpadas halógenas, que esquentam muito o ambiente e geram desconforto para os profissionais e pacientes dentro das salas de cirurgia”, explica Queiroz.

Programa Energia Inteligente e saúde

As ações do Programa Energia Inteligente em hospitais resultarão, ao longo do biênio 2019 e 2020, na substituição de 65 focos cirúrgicos, 89 aparelhos de esterilização de materiais cirúrgicos (autoclaves), 115 secadoras de roupas e mais de 90 mil lâmpadas de alto consumo, totalizando recursos de mais de R$ 40 milhões destinados à eficiência energética na área de saúde.

Fonte: Cemig Imprensa Triângulo