Um passado muito vivo foi relembrado na tarde desta terça-feira (4) na Casa da Cultura no evento “Chá com Memória”. Por meio de fotos, convidados reconheceram edificações, personalidades e momentos que ajudaram a construir o que hoje é a cidade de Uberlândia. Durante o encontro também foi realizado um tour pela Casa da Cultura, onde foi ressaltada a revitalização e história do prédio.
A educadora infantil Jussara Aparecida Borges Faria participou do encontro e aprovou a iniciativa. “É muito bom esse tipo de evento, dá muita saudade. Parece que a gente recebe a energia que vem daqui, é maravilhoso. Eu acho que isso deveria ser feito em outros locais também, para que todos vissem mais sobre Uberlândia, sobre a cidade que a gente nasceu, que é tão linda, maravilhosa, que eu amo muito”, ressaltou.
A coordenadora do Arquivo Municipal, Carla de Oliveira Rezende de Abreu, definiu a ação como muito importante. “Com esse evento podemos relembrar a história da cidade por meio de um bate papo e proporcionar um momento nostálgico. Todos que participaram fizeram parte e tem um apreço enorme pela história da cidade”, afirmou.
Uberlândia tem Memória
A atividade faz parte do “Uberlândia tem Memória”, evento realizado durante ao longo da semana semana em conjunto entre Prefeitura de Uberlândia (por meio da Secretaria Municipal de Cultura), projeto “Uberlândia de Ontem e Sempre” e Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub).
Adriana Sousa, gestora do projeto “Uberlândia de Ontem e Sempre”, explicou que a semana serve para mostrar como a cidade se preocupa em valorizar sua história.“A gente tem uma memória muito rica, muito bem guardada, organizada e que está disponível para a população.Acho que o maior ganho desta semana é que a gente começou a falar nisso. Não adianta nada a gente fazer um trabalho de guarda, de preservação, se não torna isso conhecido”, afirmou.
Confira a programação do “Uberlândia tem Memória” para os próximos dias:
06/06
7h30 e 14h – Arquivos na Sala de Aula – Cemepe – Avenida Professor José Inácio de Souza, 1958, bairro Brasil
Metodologias para uso de acervo audiovisual em sala de aula
07/06
14h – Túnel do Tempo no Arquivo Público – Arquivo Público Municipal – Rua Ceará, 3105, bairro Custódio
Sala com documentos e imagens que resgatam a história da cidade
Secom