Skip to content

Alô Uberlândia

Notícias de Uberlândia

Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Festa do Congado tem abertura oficial nesta sexta-feira (5)

Posted on 5 de outubro de 2018

Missa e novena acontecem a partir das 18h na Praça do Rosário; manifestação tem apoio da Prefeitura de Uberlândia

Uma manifestação religiosa e cultural marcante na vida de milhares de pessoas em Uberlândia terá mais um capítulo de sua rica história contado a partir desta sexta-feira (5). Nesta noite, a edição 142 da Festa do Congado será aberta oficialmente, com o início do período de missas e novenas. O ápice do louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro, com expectativa de reunir mais de 15 mil pessoas no Centro da cidade.

A partir das 18h, será realizada a primeira missa relativa ao período de festa. Depois, às 19h, começarão as tradicionais novenas, que se estenderão até o dia 13 deste mês. Toda a manifestação envolve o empenho de 24 grupos espalhados por várias regiões do município.

De acordo com Rubens Aparecido Assunção, diretor de eventos e projetos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, esta sexta-feira também será marcada pela cerimônia de levantamento dos mastros das entidades, um dos símbolos com maior significado para os devotos. “Esse gesto representa colocar nossos padroeiros no alto para observar e olhar nossa cidade, protegendo o nosso povo”, ressaltou

Tradição de fé

Ainda conforme Rubens, a primeira quinzena de outubro proporciona um sentimento especial a todos os envolvidos com a festa. “A gente fica com aquele entusiasmo diferente nesses dias. É algo inexplicável, preparamos todos os detalhes com o máximo de amor. Quando entramos na Igreja do Rosário, é o momento que nos sentimos verdadeiramente em casa”, destacou.

A celebração é tão significativa para a história e evolução da cidade ao longo dos anos que foi registrada pelo prefeito Odelmo Leão como Patrimônio Imaterial Municipal em 2008. A festa possui, mais uma vez, apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Confira a programação completa:

Novenas com terço: de hoje (5) a 13 de outubro, às 19h

Missas: hoje (5) e domingo (7), às 18h

Festa: 14 e 15 de outubro, das 8h às 23h

Fonte: Secom PMU

Últimos Posts

  • Incêndio atinge pensão no bairro Bom Jesus, em Uberlândia
  • Cratera bloqueia BR-050 em Uberaba
  • Motociclista fica ferido após sofrer queda durante trilha na Represa Capim Branco I
  • PM prende 3 suspeitos de executar homem a tiros em Araguari
  • Operação Maio Amarelo da PM remove 45 veículos irregulares e autua 20 motoristas sem CNH em Uberlândia

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme