Edição 2019 do projeto teve início nesta semana como resultado de uma parceria entre Prefeitura e Exército
O 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BiMec) do Exércitorecebeu, nesta quinta-feira (4), uma turma de 42 alunos da Escola Municipal Boa Vista. Eles assistiram ao lançamento da edição 2019 do projeto Escola de Brasilidades, cuja finalidade é pérmitir aos estudantes das redes municipal e estadual visitas ao Batalhão e participação em atos cívicos, reforçando valores como civilidade, cidadania, honestidade, responsabilidade e patriotismo. O projeto é resultado de uma parceria entre o Batalhão e a Prefeitura de Uberlândia, com expecativa de atender mais de 640 alunos municipais.
Além dos estudantes da escola Boa Vista, diretores de 16 escolas da Secretaria Municipal de Educação (SME) também tiveram a oportundidade de assistirem a uma formatura de tropa, execução do Hino Nacional e hasteamento de bandeira do Brasil. Eles também conheceram o Batalhão, visitaram o Espaço Cultural e assistiram palestras promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico. As 16 unidades escolares participam do projeto neste ano e a cada quinzena uma delas visitará o Batalhão.
Um dos alunos mais animados foi Carlos Daniel Antônio Silva, de 11 anos. “Achei bom quando me disseram que eu viria ao Batalhão. Gostei muito de ver e poder entrar na viatura. Parece coisa de filme”, disse. O veículo militar mencionado por ele é uma Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani, cuja principal função é o deslocamento de tropas e que conta com blindagem e proteção antiminas.
De acordo com o comandante do BiMec, tenente-coronel Carlos Augusto de Fassio Morgero, é importante poder contribuir com a formação cidadã das crianças. “Entendemos que a visita é um ganho para todos, algo que compensa alterar a rotina escolar e do Batalhão para oferecer momentos diferentes aos alunos, que completam os conteúdos vistos durante as aulas”, destacou.
A iniciativa recebeu a aprovação da secretária municipalde Educação, Tania Toledo. “Agradecemos ao Batalhão por nos receber e oferecer estes momentos de grande contribuição para nossas crianças”, ressaltou.
Unidades municipais participantes da edição 2019 do projeto Escola Brasilidade: Boa Vista, Presidente Itamar Franco, Doutor Joel Cupertino Rodrigues, Odilon Custódio Pereira, Professora Maria Regina Arantes Lemes, Professor Ladário Teixeira, Professora Cecy Cardoso Porfírio, Guarda Antônio Rodrigues do Nascimento, Inspetora France Abadia Machado, Professor Eurico Silva, Professor Leôncio do Carmo Chaves, Professor Mário Godoy Castanho, Professora Gláucia Santos Monteiro, Professora Irene Monteiro Jorge, Professora Maria José Mamede Moreira e Professora Orlanda Neves Strack.
Fonte: Secom PMU