O Colégio Batista Mineiro é pioneiro no ensino de robótica em Minas Gerais, e a Unidade Uberlândia, tem conquistado colocações nacionais nos torneios mais importantes do Brasil, além de participações em Olimpíadas internacionais, conquistando o título de bicampeão brasileiro.
Para finalizar o ano de 2022, as crianças e jovens do Ensino Fundamental da unidade Uberlândia, conquistaram relevantes colocações no Torneio Brasil de Robótica, o mais importante evento do segmento no país. Ao todo, cinco equipes do Batista estiveram na etapa final do torneio, que aconteceu no Rio de Janeiro, e destas, três equipes conquistaram os primeiros lugares em diferentes categorias.
As equipes Compaixão, da categoria Kids 2, formada por estudantes de 7 a 10 anos e a Revolution Jr, de 9 a 12 anos, do nível Middle 1, conquistaram o 1º lugar em Tecnologia e Engenharia. Na categoria High, com estudantes de 15 a 19 anos, a equipe Cor conseguiu a 1ª colocação em Organização e Método.
O diretor da unidade Uberlândia, Marciley Neves, destacou as novas possibilidades da tecnologia a favor da educação, assim como, o constante investimento do Colégio Batista em estratégias a favor do aprendizado da robótica, fatores fundamentais para que os estudantes se sintam instigados e desafiados a criar soluções que impactam efetivamente no dia a dia da nossa sociedade. “Quando mais os estudantes têm acesso ao ensino da robótica, eles se sentem instigados a se organizarem, a praticar a criatividade e serem autônomos para analisar e solucionar problemas. Principalmente, quando passam por imprevistos, em equipe, os estudantes aprendem a serem empáticos e resilientes. Um ajuda o outro e a si mesmo ao planejar, ao criar, ao solucionar e este trabalho conseguem se diferenciar, pois sabem dialogar entre o teórico, a prática e o emocional”, conta.
A cada ano, o Torneio Brasil de Robótica apresenta aos colégios um tema que deve ser trabalhado pelas equipes. Para o ano de 2022 o assunto a ser trabalhado, foi: “Ano internacional das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”.
“Além dos desafios que os estudantes devem vencer com seus robôs na mesa de competição, cada equipe precisa desenvolver um projeto de pesquisa que aborda temas ligados aos pilares da sustentabilidade”, conta Thaise Silva, coordenadora do Ensino Fundamental 1.
Os estudantes do Colégio Batista trouxeram na bagagem os merecidos troféus, além de muita aprendizagem e reconhecimento pelo trabalho feito em conjunto, com paixão pela ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs.
A Rede Batista de Educação parabeniza os estudantes, professores, coordenação e direção da unidade pela dedicação em orientar e formar cidadãos por meio da educação integral.
Assessoria de imprensa