Uberlândia

Dia das Crianças será marcado por muita animação e conscientização em Uberlândia

Dmae e secretarias municipais promoverão várias atividades para 160 alunos da rede municipal

Pensando na promoção e preservação do meio ambiente, diversas atividades educativas e de conscientização marcarão a semana do Dia das Crianças, a ser comemorado na próxima sexta-feira (12). Na data, a Prefeitura de Uberlândia será parceira do evento Integração Criança, que levará ao 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BiMec) 160 alunos da rede municipal de ensino para uma manhã de muito aprendizado e diversão.

Na ocasião, também serão trabalhados o projeto Turminha do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, e o Programa Escola Água Cidadã (Peac), do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). “Todas as atividades são pensadas e desenvolvidas para divertir e conscientizar ao mesmo tempo. Entendemos que as crianças são o melhor caminho para formar cidadãos mais conscientes e que sejam multiplicadores das boas práticas ambientais”, destacou Ana Paula Carvalho, supervisora de Educação Ambiental do Dmae.

A iniciativa conta ainda com a parceria do Instituto Hortense e o Instituto Alair Martins. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá a atualização do cartão de vacina das crianças e adolescentes.

Atividades

Cerca de 160 alunos da Escola Municipal Leandro José de Oliveira, situada na zona rural do município, participarão de brincadeiras como a corrida contra o lixo e a carimbada ambiental. Já o Dmae atuará promovendo a exibição de filmes por meio do Cine Água, teatro e outros jogos pedagógicos.

“A programação foi pensada para proporcionar uma tarde de aprendizado fora da sala de aula. Somando as brincadeiras com a questão da conscientização, fazemos com que estes alunos cresçam com consciência ambiental e nos ajudem a promover os cuidados essenciais à preservação de nossa fauna e flora”, afirmou a diretora de Desenvolvimento Ambiental do Município, Lorena Crepaldi.

Confira as brincadeiras e atividades realizadas pela prefeitura no dia 12:

1) Corrida contra o lixo – Neste jogo, as crianças serão divididas em quatro equipes e se depararão com uma sala cheia de diferentes tipos de resíduos recicláveis e não recicláveis.Ali, também serão encontradas as conhecidas caixas coloridas da coleta seletiva (azul, amarela, branca e verde). O objetivo é recolher e separar todos os itens para depositá-los de forma correta. Assim que o cronometro for pausado, ganha o time que tiver feito a maior quantidade de descartes nos recipientes certos.

2) Carimbada ambiental – Nesta outra brincadeira, os participantes serão divididos em dois grupos e o objetivo será “carimbar” o adversário. O participante que for carimbado deverá responder uma pergunta sobre preservação ambiental feita pelo mediador do jogo. Se a resposta estiver correta, voltará ao time. No caso inverso, será eliminado da brincadeira. A equipe com o maior número de participantes ao final do tempo será a vencedora.

3) Outras atividades – O Cine Água contará com projeções contínuas de diversos curtas-metragens com mensagens sobre preservação ambiental e pipoca para acompanhar o filme. A outra atividade é o teatro de fantoches, apresentado de hora em hora aos visitantes que passarem pela tenda do Peac. As crianças poderão ainda brincar com os jogos pedagógicos, como quiz ambiental, roleta sustentável e argolas da coleta seletiva.

Fonte: SECOM PMU