Vacinação ocorre nas unidades básicas de saúde e UAIs das 8h às 17h; público deve levar documento com foto e outros que comprovem vínculo de trabalho, comorbidade e deficiência permanente
Com o compromisso de garantir a imunização do maior número possível de pessoas consideradas prioritárias na vacinação contra a influenza, a Prefeitura de Uberlândia realiza neste sábado (6) o Dia D da Campanha de Vacinação. Das 8h às 17h, a população apta a tomar a vacina poderá procurar as salas de vacina das unidades básicas de saúde ou das Unidades de Atendimento Integrado (UAI).
A vacina contra a gripe na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. O imunizante é seguro e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Devido a estas complicações, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.
Para se vacinar, é recomendado que a pessoa leve documento de identidade com foto, cartão de vacina (se tiver) e um documento que comprove situações como comorbidade e deficiência permanente.
A coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira, ressaltou que as pessoas dos grupos prioritários precisam entender que a gripe pode levar à internação e ao óbito, e por isso precisam estar protegidas. “Em breve estaremos no inverno, que é a época mais suscetível para as doenças respiratórias, como a gripe. A vacina é a nossa aliada para impedir casos graves da doença. É importante que todos estejam protegidos. Se a imunização não ocorre, se as pessoas não comparecem para serem vacinadas, corremos o risco de ter um surto de Influenza.”
Atualização cartão de vacina
A coordenadora também ressaltou que, além da vacinação da gripe, as equipes das estão orientadas a atualizar o cartão de vacina de quem procurar as unidades. “Estamos vindo de um período de baixa procura das pessoas, o que impacta na nossa cobertura vacinal como um todo. Por isso, vamos aproveitar o Dia D para colocar o cartão de vacina das pessoas em dia, inclusive das pessoas acima de 18 anos que estão aptas a receber a dose da bivalente. Elas também devem procurar as salas de vacina e garantir o esquema vacinal”.
Confira a seguir a lista completa do grupo prioritário para receber a vacina contra a gripe:
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes e puérperas;
– Trabalhadores da educação;
– Pessoas com comorbidades e deficiência permanente;
– Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema prisional.
Fonte: SECOM PMU