Uberlândia

Conjunto de bombas para captação de água começa a ser entregue na ETA Capim Branco

Equipamentos, que têm mais de 1,5 mil cavalos de potência e pesam 14 toneladas cada, chegarão ao canteiro de obras no decorrer desta semana

Três das cinco bombas que serão utilizadas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já estão no canteiro de obras. A entrega começou esta semana e os outros dois equipamentos devem chegar até sexta-feira (19). O conjunto será responsável por bombear a água tratada da ETA para a caixa de transição (que fica próximo ao anel viário), de onde segue, por gravidade, para o reservatório do bairro Custódio.

As bombas desenvolvidas especialmente para a ETA Capim Branco têm potência de 1,5 mil cavalos e cada uma delas pesa cerca 14 toneladas. Os equipamentos estão sendo transportados por carretas com extensão de 17 metros.

Outros equipamentos

O Sistema Capim Branco terá ainda outro conjunto de bombas que será instalado no canal de captação às margens do lago da represa de Capim Branco. Estes equipamentos vão bombear a água bruta pra estação de tratamento, distante 5 km da captação.

Outra etapa importante foi a chegada, em setembro, dos dois transformadores que vão possibilitar o fornecimento de energia às bombas de captação e também à Estação de Tratamento Água (ETA) do sistema (para conferir a notícia, clique aqui).

Capim Branco

A primeira etapa da ETA Capim Branco, uma das maiores obras de saneamento básico do país, está prevista para entrar em operação no ano que vem. Planejada em 2012 na gestão do então prefeito Odelmo Leão, junto aos autuais sistemas vai atender a 1,5 milhão de pessoas.

Fonte: Secom PMU