Uberlândia

Cerca de 300 metros da rede esgoto na rua Nilo já foram substituídos

Ao todo, será realizada a troca de 700 metros de tubulação

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já realizou a substituição de cerca de 300 metros de rede de esgoto da rua Nilo, no bairro Canaã, zona Oeste. A troca da rede, que continua em andamento e será realizada ainda em outros 400 metros, é necessária porque a antiga tubulação foi danificada por conta da grande quantidade de lixo que obstruía o fluxo da rede. O local está sinalizado com placas para orientar os usuários da via.

Durante a desobstrução, a equipe de manutenção encontrou terra, material de construção, tecidos, sacolas plásticas e até ferramentas. “A rede não suportou o processo de desentupimento e, por isso, optamos por fazer a troca da tubulação, aumentando a capacidade de captação. Salientamos que o lixo, além de obstruir a passagem do esgoto, pode ocasionar no rompimento da rede. Por isso pedimos que a comunidade nos ajude”, afirmou Renato Gularte, gerente de Manutenção de Água e Esgotamento Sanitário do Dmae.

A nova rede, que tem 30 centímetros de diâmetro, será refeita em toda a extensão da rua Nilo até a Estação Elevatória de Esgoto do bairro.

Descarte incorreto

O entupimento da tubulação de esgoto no bairro Canãa não é um fato isolado. Constantemente, o Dmae detecta danos na rede provocados pelo descarte incorreto de lixo. “Retiramos vários tipos de material das redes de esgoto e pluvial. Pedaços de madeira, cabos de vassoura, brinquedos, sacolas plásticas, calçados e até móveis. Sem contar a grande quantidade de materiais de construção”, exemplifica Renato Gularte, reforçando a importância de não se jogar nenhum objeto nas ruas, pois o destino final é sempre o esgoto e a pluvial.

Secom PMU