Por mês, cerca de 500 pessoas são atendidas na unidade
Ajudar na reabilitação seja ela física, visual e intelectual, garantido o melhor atendimento e mais qualidade de vida aos pacientes da rede municipal de saúde. Esses são os objetivos da equipe multiprofissional do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Secretaria Municipal de Saúde. Por mês, cerca de 500 pessoas são atendidas pelos mais de 40 funcionários, que realizam acolhimento humanizado nas especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem e serviço social, por exemplo.
Há um mês, a instrutora de autoescola Silva Pedroza sofreu uma fratura no braço direito e precisou de cirurgia. Como passou por um período com o membro imobilizado, precisou realizar atendimento de fisioterapia para recuperar os movimentos. O tratamento realizado no CER, segundo a instrutora, já contribui para que possa desempenhar os gestos normais no dia a dia. “O acolhimento que tenho aqui é excelente. Em poucos dias de atenção, meu braço melhorou e recuperei 80% dos movimentos. O espaço tem tudo que preciso e o melhor é que é feito pela rede pública”, contou.
O horário de atendimento é das 7h às 18h30 e a porta de entrada é pela atenção primária, que realiza a avaliação. “Nosso trabalho é oferecer um atendimento amplo na reabilitação de pacientes com deficiência física, em situação de pós-operatório, fratura, que tiveram alguma deficiência neurológica ou sofreram AVC. Além disso, realizamos acompanhamento nos casos de déficit intelectual”, explicou a coordenadora Ludmila de Souza Martins.
Mãe do pequeno David Luiz, de quatro anos, Patrícia Tavares da Costa também vê resultados positivos no tratamento do filho. Diagnosticado com autismo há três meses, o filho tinha muitas dificuldades na escola. Agora, é outra criança. “A equipe aqui é muito dedicada e sempre me fala que quanto mais dedicação, mais rápido vai resolver. E estou vendo isso. Ele tem gostado de brincar, fazer novos amigos e melhorou muito na escola. Já fala o nome, tem discernimento que tem hora pra tudo. Estamos criando uma rotina com ele. Isso é muito bom”, contou.
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) fica na Avenida Cesário Alvim, 4513 – Custodio Pereira. Mais informações pelo telefone: (34) 3253-5412.
Secom PMU