Uberlândia

Campanha de Desarmamento Infantojuvenil contempla mais de dois mil alunos

Atividades iniciaram no dia 1º de abril e buscam promover a cultura da paz

Promover a cultura da paz e incentivar a resolução pacífica dos conflitos. Foi com esse objetivo principal que a Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil visitou escolas municipais no decorrer das últimas duas semanas levando s as atividades da Campanha de Desarmamento Infantojuvenil para servidores, pais e aluno.

Nesta sexta-feira (12), os estudantes da Escola Municipal Professora Carlota de Andrade Marques, no bairro Jardim Célia, assistiram a uma palestra da Polícia Militar, que integra o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Na oportunidade, eles também participaram de uma aula de dança. Durante os cinco dias na unidade, as equipes atenderam cerca de 300 alunos do 5º ao 7º ano.

De acordo com a coordenadora de Prevenção às Drogas, Viviane Alves, o mais importante da iniciativa é repassar valores para os jovens. “Às vezes, eles pensam que a violência acontece longe do nosso ambiente, mas, infelizmente, isso não é verdade. Além de incentivar a cultura da paz, estimulamos a busca pelo diálogo, respeito e, principalmente, o amor”.

Ao final da atividade, a Ana Beatriz Barbosa, aluna do 7º ano, mostrou que aprendeu a lição. “Tem muita gente que não tem respeito pelo próximo, esse projeto foi uma motivação para as pessoas praticarem isso. Achei muito interessante esse trabalho e gostei bastante da dança”, contou.

A Campanha

As ações da campanha começaram no dia 1º de abril. De lá pra cá, outros 600 estudantes das Escolas Municipais Hilda Leão Carneiro, Professora Olga Del´Fávero e Leôncio do Carmo Chaves receberam a visitas do projeto Caravana da Prevenção. Os jovens participaram da roda de conversa do Papo Legal, além de oficinas de dança e grafite. Já a Polícia Militar conversou com outros mil alunos de outras unidades educacionais. No total, mais de duas mil pessoas foram beneficiadas pela iniciativa.

A campanha terá seu encerramento na próxima segunda-feira (15), com uma palestra sobre a Cultura da Paz para diretores, professores e pedagogos da rede municipal de ensino no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) às 8h, ministrada pelo Cabo Daniel Victor, da Polícia Militar. Neste dia, também é celebrado o Dia Municipal do Desarmamento Infantil, instituído com a promulgação da Lei nº 12.115/2015.

Fonte: Secom PMU

Participe do nosso grupo Whatsapp