Uberlândia

Blitz Educativa reforça comportamento seguro no trânsito

Orientações e material com instruções foram direcionadas a condutores, ciclistas e pedestres

Atenção, respeito e colaboração são essenciais para fazer um trânsito mais seguro. Com essa premissa, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) em parceria com a Polícia Militar realizaram uma blitz educativa na avenida Monsenhor Eduardo na manhã desta sexta-feira (3). A ação faz parte do Maio Amarelo, movimento internacional que intensifica as ações educativas sobre comportamento seguro.

A agente da Settran Patrícia de Almeida explicou que é importante entender que o trânsito é formado por pessoas e, portanto, todos têm responsabilidade para transformá-lo em um espaço seguro. “Cada um de nós tem responsabilidade e é necessário que tenhamos essa consciência com ações positivas e defensivas para que tenhamos um trânsito mais humano e seguro. Durante o Maio Amarelo as ações são intensificadas nesse tema visando a importância da educação”, disse.

A iniciativa é aprovada pelo motorista de caminhão, Osvaldo de Castro. Há 55 anos na profissão ele destaca que as blitze educativas ensinam sobre os perigos e como se comportar de forma correta. Para Osvaldo o vilão no trânsito hoje é o uso inadequado do telefone celular. “O perigo hoje é o celular enquanto se dirige e isso tem que acabar. Se quiser falar ao telefone, estacione e use. Não faça enquanto dirige”, destacou.

Ainda estão programadas várias ações durante todo o mês com a proposta de levar condutores e pedestres a refletir e agir na redução dos acidentes de trânsito. O cronograma de atividades conta com blitze educativa, palestras e ações na transitolândia.

Educação para o Trânsito

A Settran desenvolve trabalhos de educação durante o ano todo. Regularmente são elaborados projetos em empresas, escolas, blitze educativa, campanhas temáticas e transitolândia, que é um espaço vivencial onde a criança aprende sobre regras de trânsito e comportamento seguro.

O movimento Maio Amarelo acontece neste mês devido ao decreto da Década de Ação para Segurança no Trânsito feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011. Sobre a escolha pelo amarelo, a cor é um símbolo de referência à atenção e sinalização de advertência no trânsito.

Fonte: Secom PMU