Uberlândia

Bibliotecas do município comemoram Mês da Consciência Negra

Ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura começam hoje (19)

Uma intensa programação toma conta da Biblioteca Pública Municipal e Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento nesta semana para comemorar o Mês da Consciência Negra. Diversas palestras e contações de histórias vão abordar o tema, com objetivo de despertar a reflexão acerca do tema. As ações gratuitas preparadas pela Secretaria Municipal de Cultura começam nesta segunda-feira (19).

O objetivo é conscientizar sobre a importância da igualdade entre as pessoas. Para isso, foram selecionados palestrantes especializados em história e cultura afro. “Tivemos o cuidado de convidar doutores na área racial. A programação vai abordar temas variados dentro desse cenário. Convidamos toda a população para se envolver”, destacou a coordenadora de atividades culturais da Biblioteca, Sílvia Gratão.

Palestras

A programação começa hoje, às 14h, com a palestra Maria, Maria!!! Mulheres Negras e Seus Desafios, apresentada pela cientista social Maria Laura Pacheco. Na próxima segunda-feira (26), às 19h, é a vez do historiador João Gabriel do Nascimento Nganga, membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), discorrer sobre o tema Os impactos do racismo em filmes, propagandas e telenovelas.

A psicóloga Isabela Cavalcante ministra sua palestra Escrevivência: memória e história na obra de Conceição Evaristo em duas oportunidades: nesta quinta (22), na Biblioteca Municipal, e na sexta (23), na Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento. Ainda no espaço, Pablo Prado apresenta, no dia 26, o conteúdo intitulado Impactos da Branquitude e Racismo na Sociedade. As três atrações acontecem sempre às 14h.

Programação infantil

A programação também é voltada para as crianças. Às 14h desta quarta (21), a escritora infantojuvenil Leda Gonzaga vai até a biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento para contar a história O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém. Depois, ela ensinará os pequenos a confeccionar a própria boneca da protagonista.

Às 8h30 de quarta (21) e quinta-feira (22), Mary Ângela e Leida Alves desenvolvem, na Biblioteca Municipal, a Oficina de Boneca Abayomi.O significado do brinquedo feito por nós e tranças está intimamente ligado à história de superação das múltiplas etnias africanas.

Participe!

Onde: Biblioteca Pública Municipal, na praça Cícero Macedo, s/n, bairro Fundinho

Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento, na avenida Cesário Crosara, na praça Guilherme Paraíso, bairro Roosevelt)

FONTE: Secom PMU