Uberlândia

Aniversário de Uberlândia é tema de Mostras Educativas

a Secretaria de Educação (SME) deu início às apresentações do projeto Mostras Educativas – Uberlândia 130 Anos. Ao longo do mês de agosto, os alunos da rede municipal irão semanalmente até o Centro Administrativo apresentar suas pesquisas sobre as características da cidade. A proposta é uma forma de comemorar o aniversário e fomentar nos alunos o espírito de pertencimento à terra que habitam.

Quem protagonizou o primeiro dia de mostra foram os alunos da Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto. Eles apresentaram trabalhos que contavam um pouco da evolução da cidade ao longo do século, por meio de poesias, maquetes e desenhos. O prefeito Odelmo Leão participou da ação, junto a secretários municipais.

O chefe do Executivo cantou o hino de Uberlândia com os alunos e presenteou a unidade com uma nova bandeira do município. “Parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa. Estamos ensinando as crianças mais sobre essa cidade que acolhe a todos com muito carinho. Assim é que se faz um grande povo. São gestos como esse que me dão força para continuar trabalhando para um futuro melhor para toda nossa gente”, destacou durante a apresentação.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Célia Tavares, a mostra é uma forma de causar o envolvimento da comunidade estudantil em relação à cultura e história do município. “É um trabalho que executamos o ano todo e que é intensificado agora no mês de aniversário. Cada escola desenvolve seus projetos para reconhecer e exaltar os principais traços que caracterizam a cidade”, explicou.

História contada por meio da arte

Todos os alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental da escola participaram de alguma forma da mostra. De acordo com a diretora, Simone Silveira, a ideia foi abordar a evolução de Uberlândia ao longo do tempo. “Narramos a história de ontem e hoje. As crianças prepararam um momento para contar como tudo era antigamente, como está na atualidade e o esperar o que vem pela frente. Afinal, elas são o futuro”, comentou.

Leon Soares dos Santos, de 9 anos, ajudou a fazer maquetes e declamar um texto que retrata um pouco dos 130 anos do município que vive. “É um trabalho sobre Uberlândia e seu desenvolvimento. A gente mesmo fez os prédios, ensaiamos o poema e minha sala fez também o Terminal Central. Descobri que antes as ruas não tinham asfalto e não existiam prédios como hoje”, contou o garoto.

Confira as datas das próximas ações:

Mostras Educativas Uberlândia – 130 anos

Local: Saguão do 1º bloco do Centro Administrativo da PMU
Horário: 14h às 17h

Dias:

17/8 – EM Professor Oswaldo Vieira Gonçalves
24/8 – Emei do Bairro Mansour
30/8 – Emei Professora Shirley Lourdes de Menezes e Emi Maria Pacheco Rezende

Assessoria