Aula ministrada pelo Corpo de Bombeiros faz parte da implantação dos Nupdecs Estudantis em seis unidades de ensino
O ‘Programa Uberlândia Resiliente – Superando Adversidades’ segue a todo vapor. Com o intuito de formar Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Estudantis, diversas capacitações têm sido executadas desde 23 de abril pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e Corpo de Bombeiros Militar.
O público alvo é composto por estudantes do 6º ao 9º ano de seis escolas municipais: E.M. Professor Sérgio de Oliveira Marquez, E.M. Mário Godoy Castanho, E.M. Hilda Leão Carneiro, E.M. Professora Carlota de Andrade Marquez, E.M. Odilon Custódio Pereira e E.M. do Bairro Shopping Park.
Uma das ações é realizada pelo 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias. Nela, os estudantes aprendem noções básicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes. Também descobrem como agir em casos de acidentes domésticos e formas de evitar e combater incêndios.
“Nós damos instruções para que as crianças atuem em coisas básicas. Uma ação dentro de casa, realizada até que os bombeiros cheguem, pode ser o diferencial entre a vida e a morte de alguém”, disse a cabo BM Beatriz Ferreira Gonçalves.
Com olhares atentos, a aula já rendeu resultados para alguns dos alunos. “Achei bem legal, bem interessante. Eles explicaram sobre várias coisas que não devemos fazer dentro de casa para não causar acidentes e eu fazia tudo errado. Agora tenho que fazer diferente, se não fica perigoso”, relatou a estudante do 7º ano, Sophia Nunes.
O projeto vai até o fim de junho. Em cada escola, 30 alunos vão participar dos treinamentos, sendo um total de 180 multiplicadores dos conhecimentos passados.
“Nós vamos àquelas escolas, setores onde temos áreas de maior risco, uma vulnerabilidade maior em relação às chuvas e secas. O principal objetivo aqui é levar às crianças o conhecimento de uma cidade resiliente, que tem a capacidade de resolver os problemas e dar uma resposta rápida, voltar à normalidade de maneira eficaz. Vamos levar a elas dicas do que se pode e o que se deve fazer para evitar esses riscos”, explicou o diretor da Defesa Civil de Uberlândia, capitão João Batista Afonso.
Os estudantes serão capacitados nas seguintes temáticas: Mudanças Climáticas e Desastres Naturais (Períodos de Chuva e de Seca) e Desastres Tecnológicos; Percepção de Riscos e Prevenção; Meio Ambiente e Destinação de Resíduos Domiciliares e Sólidos; Uso Responsável da Água; Redução, Reutilização e Reciclagem; Prevenção de Acidentes Domésticos/Produtos Perigosos; Primeiros Socorros/Simulados.
Ao termirnar a capacitação, serão formados os NUPDEC’s Estudantis em cada setor alvo.
Fonte: Secom PMU