Uberlândia

Agendamento de consultas garante agilidade e mais acesso aos serviços oferecidos nas unidades de saúde

Procedimento faz parte do projeto Qualifica SaUDI, que busca a organização e melhoria da gestão da rede pública de saúde

O Qualifica SaUDI tem desenvolvido várias ações nas unidades para ampliar o acesso aos serviços e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento, organizando e padronizando ainda todos os processos internos. Uma das primeiras iniciativas elaboradas pelo projeto foi o agendamento de consultas por bloco de hora, uma maneira de organizar o fluxo e garantir melhorias ao método de trabalho.

A implantação começou em 14 unidades-laboratórios. Hoje, a marcação de consultas pode ser feita antecipadamente em todas as unidades da rede, inclusive nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Funciona assim: a cada bloco de hora (das 13h às 14h, por exemplo), o médico atende um determinando número de pacientes. Assim, a consulta é feita no momento que o solicitante marcou e confirmou comparecimento, reduzindo as filas, a espera e ampliando o acesso da comunidade, como explica a coordenadora da atenção primária, Karina Kelly de Oliveira.

“Com essa metodologia, conseguimos beneficiar todos que fazem parte do processo. Os pacientes não precisam chegar cedo para garantir o atendimento por ordem de chegada, como era antes. Ele vem na hora que está agendada a consulta, o que organiza o fluxo e diminui o tempo de permanência na unidade, além de flexibilizar a agenda dos médicos para atender a demanda espontânea, que são os atendimentos não agendados, por exemplo”, explicou.

O aposentado Humberto José de Novaes é um dos pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tocantins. Com diagnóstico de hipertensão e diabetes, ele precisa receber cuidados permanentemente. Há 14 anos no bairro, o aposentado diz que as consultas com hora marcada facilitaram a vida dele e da família quando é necessário ir a UBS.

“Antigamente a gente precisava enfrentar uma fila enorme para conseguir agendar uma consulta, além de ter que madrugar para pegar senha. Era muito ruim isso. Agora eu agendo na hora que posso ir e não demora o atendimento. Somos orientados a chegar apenas uns minutinhos mais cedo, só pra não ocorrer atraso e não prejudicar o próximo paciente. Ajudou muito”, comentou.

Projeto Qualifica SaUDI

O Qualifica SaUDI é o programa da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia para qualificação das equipes da Atenção Primária à Saúde, que tem como referencial teórico a Construção Social da Atenção Primaria à Saúde e embasamento na Planificação da Atenção à Saúde – um projeto do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para o planejamento, organização e gestão da rede.

O programa visa o fortalecimento do acesso da comunidade ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. A adesão é uma iniciativa do prefeito Odelmo Leão e começou em fevereiro de 2017, fazendo com que a cidade fosse a primeira de Minas Gerais a iniciar a padronização dos processos da Atenção Primária à Saúde (APS).

Fonte: Secom PMU