Uberlândia

9ª RPM lança operação natalina

A Polícia Militar lança na próxima sexta-feira, 23, a operação natalina 2018, com o objetivo de garantir um final de ano tranquilo para os cidadãos de Uberlândia.

O lançamento oficial do evento ocorrerá na Praça Tubal Vilela, centro, a partir das 15h, quando o contingente do 17º BPM, 32º BPM, 9º BPE e 9ª RPM, empregados na operação receberão as últimas instruções antes de seguirem para os locais de policiamento. O término da operação está previsto para o dia 31 de Dezembro de 2019.

A operação consiste no reforço do policiamento nos principais centros comerciais da cidade, com o empenho de todo o efetivo policial militar, inclusive da administração do comando regional, como também dos batalhões e companhias, e ainda do setor administrativo e da banda de música, que serão empenhados durante o período de compras do final de ano para garantir a tranquilidade dos cidadãos.

O objetivo é desencadear operações em locais de aglomeração de pessoas em suporte ao trabalho operacional desenvolvido pelas unidades e companhias de Uberlândia diuturnamente. O mesmo ocorrerá nas áreas de atuação do 53º BPM (Araguari) e 54º BPM (Ituiutaba).

Durante o período natalino, serão realizadas operações saturação (concentração de policiais nos centros comerciais), blitzen preventivas e repressivas nas vias de acesso à área central e bairros, batidas policiais no período noturno em bares e boates, corredores de segurança nas principais avenidas da cidade, entre outras. Contudo, ainda é muito importante a adoção de medidas de autoproteção por parte da população. Abaixo, algumas dicas de segurança.

Para o comandante da 9ª RPM, Coronel Cláudio Vitor Rodrigues Rocha, a expectativa é de que os cidadãos se conscientizem da importância da auto proteção tanto durante o período de compras quanto nos momentos de confraternização, mesmo sabendo que a Polícia Militar estará nas ruas para garantir a segurança e tranquilidade de todos.

Férias seguras

já a partir do dia 1º de Janeiro, terá início a operação férias seguras, que tem como objetivo propiciar à comunidade um clima de tranquilidade neste período em que grande parte da população de Uberlândia estará em férias.

Além de contar com o esforço da operação proteja seu bairro, a “Férias Seguras” envolve necessariamente os vizinhos ou amigos do morador ausente, sendo a atuação da polícia militar um esforço suplementar ao da comunidade.

A operação se estenderá até 31 de Janeiro.

Dicas de autoproteção:

Evite andar com muito dinheiro;

Pague as compras com cheque ou cartão;

Fique atento com sua carteira;

Evite as aglomerações de pessoas;

Antecipe suas compras para dias e horários de menor movimento;

Fique atento aos esbarrões;

Ao sair de casa, identifique as crianças (nome, endereço e telefone);

Mantenha as crianças à vista;

Evite utilizar joias e roupas que chamem a atenção;

Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;

Evite ficar com as duas mãos ocupadas ao mesmo tempo.

Aqueles que forem às compras com veículo próprio, procurem estacionar em lugar de maior movimento e iluminado.

Fonte: Polícia Militar /MG