Uberlândia

9ª RPM comemora os 244 anos da PMMG

No dia 09 de junho, a PMMG – Polícia Militar de Minas Gerais completou 244 anos de existência e atuação na segurança pública do estado. Para comemorar a data, o Comando da 9ª RPM realizou diversos eventos comemorativos, iniciando com a Mega Operação Alferes em cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que teve por resultado 44 prisões e apreensões, 75 veículos apreendidos, cinco armas de fogo e três armas brancas apreendidas bem como a apreensão de 166 munições.

A PM apreendeu ainda 39 tabletes e 51 buchas de maconha, 78 dolas de cocaína e 118 pedras de crack. No dia 12 deste mês ocorreu a solenidade oficial de aniversário da Polícia Militar na sede da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), de Uberlândia, às 9h, quando diversas personalidades e autoridades civis e militares foram homenageadas com entrega de medalhas Alferes Tiradentes, Mérito Profissional e Colaborador Benemérito.

Na mesma manhã, antes da solenidade, os militares que já deram sua força de trabalho para PMMG – os veteranos – foram homenageados. Já no dia 14, o espaço de eventos Casa Garcia abrigou, o tradicional Baile de Gala da 9ª RPM, que encerra as comemorações da semana da Polícia Militar.

Medalhas

A solenidade cívico-militar é o ponto alto das atividades de aniversário da Polícia Militar, oportunidade e que o Comando agradece àqueles que contribuíram, de alguma forma, com a segurança pública ao longo do último ano. Abaixo, um pouco sobre cada medalha.

Medalha Alferes Tiradentes

A Medalha Alferes Tiradentes é regulamentada pelo decreto nº 29774, de 17 de julho de 1989 e distingue as pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à Corporação. A comenda, a maior da Corporação, que se constitui numa reverência ao Protomártir da Independência do Brasil, foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, cujo valor e exemplo de amor à Pátria transcendem as fronteiras do tempo. A Polícia Militar de Minas Gerais proclama sua descendência direta do Regimento Regular de Cavalaria de Minas, Unidade a que pertenceu o imortal Alferes, hoje patrono das Polícias Militares do Brasil e patrono cívico da Pátria Brasileira.

Medalha de Mérito Profissional

A Medalha de Mérito Profissional foi criada pela Lei nº 5532, de 23 de setembro de 1970, e regulamentada pelo Decreto nº 13025, de 28 de setembro de 1970. Consciente de que a conduta funcional e particular do militar é fator preponderante para o êxito das atividades desenvolvidas pela Polícia Militar, a Corporação premia aqueles que se empenham, de maneira ímpar, para engrandecer e dignificar cada vez mais seu conceito perante a comunidade mineira.

Diploma de Colaborador Benemérito

O Diploma de Colaborador Benemérito da Polícia Militar foi criado para distinguir e agraciar pessoas e entidades que tenham contribuído para o aprimoramento e a eficiência dos trabalhos da Polícia Militar, no cumprimento da missão de preservação da ordem púbica.

Fonte: PM MG