Serviços

UFU lança protocolo de biossegurança para retorno de atividades

Documento foi elaborado por dois grupos de trabalho: um técnico e outro acadêmico

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) publicou nesta terça-feira (27/10) o PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA – COVID-19. O documento, de 72 páginas, busca orientar o retorno das atividades institucionais com garantia de segurança sanitária tendo em vista a pandemia causada pelo novo coronavírus.

O documento foi elaborado por dois grupos de trabalho de colaboração: um técnico e outro acadêmico. Essas equipes foram estruturadas pelo Comitê de Monitoramento à Covid-19 no âmbito da universidade. Para produzir o protocolo elas tiveram como base experiências nacionais e internacionais.

Também foram levadas em conta recomendações e protocolos de biossegurança da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Educação, da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia e de autoridades sanitárias que atuam no combate à Covid-19.

“O Protocolo de Biossegurança ajudará os gestores da UFU a tomarem as decisões sobre a utilização dos espaços físicos, como laboratórios, salas de aulas, restaurantes universitários, etc. É o Protocolo que vai apontar, por exemplo, a forma de retorno presencial dos estudantes”, explica o pró-reitor de Graduação da UFU e presidente do Comitê de Monitoramento à Covid-19, Armindo Quillici Neto.

Fonte: UFU