Skip to content
Alô Uberlândia
Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Uberlândia cria políticas públicas de segurança hídrica e gestão das águas

Posted on 11 de dezembro de 2020

Dentre outras diretrizes, projeto de lei prevê descontos em determinadas situações

Visando garantir à população o acesso a quantidades proporcionais de água de qualidade, por meio de integração de políticas de saneamento, meio ambiente, gestão de recursos hídricos, saúde, uso do solo, defesa civil, transparência e controle social, a Prefeitura de Uberlândia elaborou sua Política de Segurança Hídrica e Gestão das Águas no município. O projeto de lei que dá corpo à nova política já foi aprovado na Câmara Municipal e seguirá para sanção.

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) vai apresentar relatório trimestral sobre a situação hídrica de Uberlândia ao Comitê Técnico de Regulação dos Serviços Municipais (Cresan). Esse relatório será avaliado pelo Cresan e, em seguida, será publicado no Diário Oficial do Munícipio. Após a publicação da Lei, a autarquia terá 120 dias para apresentar o primeiro relatório.

O texto prevê ainda a adoção pelo Dmae de um desconto ou de uma tarifa de contingência em casos de situação crítica de escassez ou contaminação de recursos hídricos. Tanto o desconto (incentivo ao consumo responsável) pela redução quanto acréscimo, que deverão ser avalizados pelo Cresan, terão por base um consumo médio de referência. Ambos vão corresponder a um percentual sobre os valores já estabelecidos. Hospitais, prontos-socorros, UAIs e demais centros de saúde; penitenciárias, colônias penais, outros estabelecimentos prisionais e grupos específicos definidos pelo Cresan estarão isentos de qualquer tarifagem.

O diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso destacou a importância do projeto para a segurança hídrica de Uberlândia no presente e no futuro. “Nosso objetivo é integrar as políticas de saneamento, meio ambiente, gestão de recursos hídricos, saúde e afins para manter e garantir o abastecimento de água à nossa população”, destacou.

Fonte: Secom PMU

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
  • Mais
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela) Pocket
  • Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
  • Clique para compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela) Nextdoor
  • Clique para compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky

Últimos Posts

  • Suspeito de homicídio em Uberlândia é preso em ação integrada das forças de segurança
  • Homem é preso durante operação Policial por tráfico de drogas no bairro Jardim das Palmeiras, em Uberlândia
  • Passeios gratuitos de bicicleta no Parque do Sabiá são opções de lazer durante as férias escolares
  • Dentil/Praia Clube enfrenta Sesi Bauru no dia 24 de janeiro.
  • Praia Clube/Uberlândia Vôlei recebe Guarulhos no UTC

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme