Serviços

Programa da Cemig moderniza iluminação do Hospital Municipal de Uberlândia

Iniciativa substituiu mais de cinco mil lâmpadas; e beneficia pacientes e profissionais que circulam diariamente na instituição

A Cemig concluiu a modernização da iluminação do Hospital Municipal Doutor Odelmo Leão Carneiro, em Uberlândia. Por meio do projeto Cemig nos Hospitais, a companhia promoveu a substituição de 5.059 lâmpadas mais antigas por outras de tecnologia LED na instituição, proporcionando mais conforto para pacientes e profissionais que trabalham no local, além de contribuir para a redução das despesas do hospital.

Segundo o secretário de saúde de Uberlândia, Clauber Lourenço, o município busca oferecer condições para que a população tenha sempre excelência no tratamento hospitalar, e essa premissa também se aplica às instalações prediais. “Essa iniciativa da Cemig está alinhada às nossas práticas e contribui para um local mais bem iluminado, ambientalmente sustentável e favorável à vida”, informa o secretário.

O Cemig nos Hospitais, projeto responsável pelos investimentos, faz parte do Programa de Eficiência Energética e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por meio dele, diversos equipamentos ineficientes são substituídos por outros mais econômicos, eficientes e modernos, tornando o uso da energia mais sustentável nas instituições de saúde.

Investimentos previstos

Nos próximos dois anos, os recursos disponibilizados possibilitarão a modernização de cerca de 500 mil lâmpadas, 50 autoclaves, 75 focos cirúrgicos, 50 calandras e 40 secadoras, sendo esses equipamentos fundamentais para a segurança dos processos de higienização de roupas e instrumentos hospitalares. Além disso, a companhia vai instalar 30 usinas solares fotovoltaicas. Os equipamentos substituídos, vale lembrar, são destinados à correta reciclagem.

“A Cemig busca investir em substituições de equipamentos de alta importância na rotina hospitalar e que são relevantes do ponto de vista do consumo energético. São exemplos as secadoras de roupas e calandras (responsáveis por ‘passar’ e secar roupas e tecidos), autoclaves (que atuam na esterilização de materiais e equipamentos) e focos cirúrgicos. Os focos são utilizados em cirurgias que exigem iluminação específica no corpo do paciente, proporcionando visão adequada aos profissionais de saúde”, explica o coordenador do projeto, Neander Lima.

Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, promove o uso sustentável da energia elétrica e uma cultura baseada em hábitos de consumo mais conscientes. Desde o início do Programa, em 1998, as iniciativas beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas (hospitais e escolas, por exemplo) que exercem amplo atendimento à sociedade.

Fonte: Cemig Imprensa Triângulo