Skip to content

Alô Uberlândia

Notícias de Uberlândia

Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Procon Uberlândia faz mutirão para ajudar beneficiários e pensionistas do INSS que tiveram descontos não autorizados

Posted on 26 de maio de 2025

Iniciativa oferece suporte técnico, orientação jurídica e prevenção a fraudes digitais entre os dias 27 e 31 de maio

O Procon Uberlândia, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoverá, entre os dias 27 e 31 de maio (terça-feira a sábado), um mutirão de orientação voltado a beneficiários e pensionistas do INSS que enfrentam dificuldades para acessar a plataforma Meu INSS e verificar possíveis descontos não autorizados em seus benefícios.
Durante a ação, o Procon Móvel estará presente em três Centros Educacionais de Assistência Integrada (Ceais), na Praça Tubal Vilela e no Parque do Sabiá (confira a agenda completa abaixo). O objetivo é prestar apoio direto à população idosa, que frequentemente encontra barreiras tecnológicas para utilizar os canais digitais do governo.
Cerca de nove milhões de pessoas que tiveram algum tipo de desconto nos benefícios devem informar ao INSS se autorizaram estes descontos, porém, até o momento, apenas dois milhões de pessoas, aproximadamente, manifestaram no sistema. Ou seja, mais de sete milhões de pessoas ainda precisam acessar a plataforma, e a falta de conhecimento ou mesmo da ferramenta estão entre os motivos.
Segundo o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, a iniciativa busca garantir que os cidadãos tenham acesso às informações necessárias para identificar e contestar eventuais fraudes.
“Para muitos idosos, a tecnologia é uma barreira, por isso, nossos servidores estarão a postos para auxiliá-los no acesso aos canais oficiais do INSS e, caso identifiquem descontos indevidos, orientar sobre como solicitar o reembolso. Além disso, vamos orientar também a não caírem em golpes que estão aumentando nos últimos dias”, explicou.
Além do suporte relacionado aos descontos não autorizados, o mutirão também oferecerá orientações sobre prevenção a golpes virtuais, prática cada vez mais comum e que pode causar sérios prejuízos, especialmente entre o público idoso.

Agenda do Mutirão Procon Móvel – Apoio a beneficiários do INSS

Período: 27 a 31 de maio
Horário: terça a sexta, das 9h às 11h, e sábado, das 9h às 13h

Data
Local
Endereço
Terça (27/5)
Ceai Luizote de Freitas
Rua Roberto Margonari, 100, bairro Luizote de Freitas
Quarta (28/5)
Ceai Rondon
Avenida Rondon Pacheco, 5.865, bairro Brasil
Quinta (29/5)
Ceai Laranjeiras
Rua Senegal, 30, bairro Laranjeiras
Sexta (30/5)
Em frente ao INSS
Praça Clarimundo Carneiro, Centro – Uberlândia
Sábado (31/5)
Parque do Sabiá
Entrada pela Avenida Anselmo Alves dos Santos

Secom PMU

Últimos Posts

  • Polícia Militar desarticula laboratório de refino de cocaína e prende dois suspeitos na região das Chácaras Valparaíso, no bairro Tiberi, em Uberlândia
  • PM prende quatro suspeitos e apreende veículo roubado e equipamentos em Uberlândia
  • Mulheres aceleram presença na tecnologia e encontram no digital um novo caminho de carreira e autonomia
  • Festival Timbre, um dos maiores festivais culturais do país, abre pré-venda de ingressos na próxima segunda-feira (9)
  • Dois homens são baleados em tentativa de homicídio no bairro Santa Terezinha, em Araguari

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme