Cuidados e planejamento são fundamentais para garantir boas compras durante esse período
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia já está pronta para garantir que os consumidores da cidade possam aproveitar com segurança as ofertas da ação promocional do varejo, a “Black Friday”. Com o aumento das promoções, que se intensificam na última semana do mês, o órgão alerta sobre a importância de planejamento e cautela, seja nas compras presenciais ou online. Todos os preços e as condições de pagamento precisam ser informados de forma clara.
“É fundamental exigir a nota fiscal do produto. As promoções já começaram, e para quem espera descontos maiores no final do mês, o momento é de monitorar e verificar o valor real dos produtos para garantir que o desconto oferecido seja verdadeiro”, orienta o superintendente do Procon de Uberlândia, Egmar Ferraz.
O Procon Uberlândia também lembra que, nas compras presenciais, a troca de produtos é uma opção do fornecedor, mas o consumidor deve ser informado sobre a política de troca antes de finalizar a compra. Já no ambiente online, o direito de arrependimento é de 7 dias contados a partir do recebimento da mercadoria, de acordo com o Código e Defesa do Consumidor (CDC).
“Nas compras pela internet, temos registrado reclamações sobre produtos não entregues e sites fraudulentos, que se passam por grandes varejistas. Para evitar problemas, é essencial não clicar em links recebidos por redes sociais e, sim, acessar o site da loja diretamente no navegador”, reforça.
Na semana da Black Friday, o Procon Móvel estará na praça Tubal Vilela, no centro de Uberlândia, entre os dias 25 e 29. O espaço estará disponível para orientar tanto os consumidores quanto os lojistas.
Dicas do Procon Uberlândia para uma Black Friday segura e vantajosa
- Pesquise o histórico de preços: Use sites e aplicativos de monitoramento de preços para verificar se o desconto anunciado é realmente vantajoso.
- Desconfie de ofertas muito abaixo da média: Promoções com grandes descontos podem ser tentadoras, mas preços extremamente baixos podem ser sinal de fraude.
- Prefira sites confiáveis e com boas avaliações: Opte por lojas virtuais com boa reputação e avaliações positivas de outros consumidores.
- Cuidado com links suspeitos: Não clique em links recebidos por SMS, e-mail ou redes sociais que oferecem promoções incríveis. Acesse diretamente o site da loja pelo navegador.
- Use cartões de crédito virtuais nas compras online: Esses cartões oferecem mais segurança e ajudam a limitar os gastos durante as compras na internet.
- Guarde todos os comprovantes de compra: Mantenha e-mails, prints e principalmente notas fiscais como prova de sua transação, para o caso de precisar de suporte ou realizar trocas.
Secom PMU