Estrutura foi montada no quilômetro 565 da BR-365 e prestará serviços até o dia 14
A caminhada de fé dos devotos de Nossa Senhora da Abadia passou a contar, nesta sexta-feira (14), com a estrutura de apoio montada pela Prefeitura de Uberlândia no quilômetro 565 da BR 365. No local, os fiéis têm a oportunidade de descansar, alimentar-se e receber diversas assistências para continuar a peregrinação até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, na cidade vizinha de Romaria. A Barraca da Prefeitura, também conhecida como Barraca da Antena, é mantida pela Secretaria Municipal de Governo e Comunicação, por meio da Diretoria de Operações e Manutenções (DOM), com apoio de várias secretarias municipais e ajuda de voluntários.
“Essa barraca é montada há décadas pela Prefeitura de Uberlândia. Foi um pioneirismo e já se tornou tradição. É algo que fazemos com muito carinho para acolher todas estas pessoas”, disse o diretor da DOM, Odelmo Nogueira.
Quem parte a pé de Uberlândia, caminha 88 quilômetros até Romaria e, na Barraca da Prefeitura, encontra assistência médica e fisioterapêutica, aferição de pressão arterial, medicação, alimentos e água. Neste ano, uma novidade é a internet wi-fi grátis. O amplo espaço conta com cinco tendas, que juntas somam 500 metros quadrados, energia elétrica, área para descanso e banheiros. Na cantina e no refeitório, ocorre a distribuição de sopa e outros alimentos doados pela comunidade. Uma ambulância também fica à disposição durante 24 horas. A equipe que atende no ponto de apoio é formada por voluntários, que montaram um altar com imagens de Jesus Cristo e de Nossa Senhora da Abadia.
“Venho há 12 anos para agradecer pelas graças recebidas pela Virgem Maria e sempre sabendo que, ao chegar nesta barraca, terei um atendimento maravilhoso. Muito obrigado a todos os envolvidos, ao poder público pela estrutura e aos voluntários pela dedicação”, disse o engenheiro agrônomo Ronaldo Marques.
O ponto de apoio existe há mais de 40 anos e em 2023 os atendimentos serão feitos até o dia 14 deste mês, véspera da comemoração em louvor à Nossa Senhora da Abadia, considerada padroeira do Triângulo Mineiros pelos católicos. A expectativa é que na barraca sejam atendidas cerca de 60 mil pessoas nestes dias.
A voluntária Rogéria Martins da Silva contribui com os trabalhos desde o início, quando a barraca era apenas um espaço coberto com uma pequena lona. Sua mãe, dona Rosária, foi uma das pessoas que iniciaram os atendimentos. “Eu fui trazida pela minha mãe e hoje continuo o trabalho dela. Peço a Deus e à Nossa Senhora que me deem forças e saúde para vir sempre. É indescritível a emoção de poder ajudar estes fiéis”, comentou.
Créditos de imagens: Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Fonte: Secom- PMU