Serviços

Prefeitura informa sobre ampliação temporária do público-alvo da vacina Meningocócica ACWY

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, seguindo a recomendação da Coordenação Estadual do Programa de Imunizações, foi ampliado, temporariamente, o público-alvo da vacina Meningocócica ACWY, até então restrita a adolescentes a partir dos 11 anos de idade e abaixo de 16.

Conforme a nova recomendação, válida até 31 de julho, com exceção das pessoas acima dos 19 anos idade que não sejam profissionais da saúde, todos os demais públicos poderão tomar a Meningocócica ACWY (conjugada), considerando as contraindicações do imunobiológico e histórico anterior de doses tomadas do imunizante- seja a ACWY, seja a C.

Confira abaixo como era e como fica a vacinação:

Público-alvo (faixa etária) Antes Agora*

3 e 5 meses C ACWY

12 meses C ACWY

5 anos até abaixo de 11 anos C ACWY

11 anos até abaixo de 16 anos ACWY ACWY

16 anos até abaixo de 19 anos C ACWY

Acima de 19 anos C C

Profissionais de saúde C ACWY

*Exceto em casos de contraindicações do imunobiológico e histórico anterior de doses tomadas do imunizante-

seja a ACWY, seja a C

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) o funcionamento é das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 21h. Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI), exceto Morumbi e São Jorge, o horário de atendimento é das 8h às 21h.

Fonte: Secom- PMU