Força-tarefa organizada pela Prefeitura de Uberlândia busca contribuir na luta contra o mosquito Aedes Aegypti e conscientizar a população
Os esforços da Prefeitura de Uberlândia para combater o mosquito transmissor da dengue continuam e, desta vez, mobilizam força-tarefa na região oeste da cidade. Neste sábado (17), a quinta etapa do Mutirão Cidade Limpa começou com os trabalhos de cerca de 200 servidores municipais nos bairros Mansour, Luizote de Freitas e Jardim Europa. Somente neste primeiro dia, mais de 2,3 mil criadouros e focos de larvas do Aedes Aegypti foram eliminados pelos agentes de endemias. Ainda foram feitos serviços de manutenção, limpeza e retirada de entulhos e lixos
Conforme o coordenador do Programa de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), José Humberto Arruda, é preciso que a população adote ações de prevenção ao mosquito. “Nosso objetivo é estimular ações por parte dos moradores que podem ser fundamentais na luta contra a dengue. Devemos cuidar dos quintais, descartar objetos em desuso e sermos sempre cuidadosos para que a saúde de todos não seja prejudicada”, disse.
Durante este primeiro dia de trabalhos na região, os agentes de endemias vistoriaram 1.348 imóveis e eliminaram 2.329 criadouros e 31 focos de larvas do mosquito transmissor da dengue. Já com relação à limpeza de terrenos, 186 lotes foram roçados, totalizando uma área de 353,1 mil metros quadrados (m²). Entre resíduos da construção civil (RCC), massa verde e volumosos foram recolhidos e descartados adequadamente quase 492 toneladas (t) pela Prefeitura.
Ainda como parte dos serviços na região, a Prefeitura promoveu a poda de 708 árvores em canteiros centrais e praças a fim de evitar acidentes e prevenir transtornos à população. Outras tarefas empenhadas pelo Mutirão foram capina, utilização do fumacê, dos caminhões cata-treco, da coleta seletiva e de lixo, patrolamento, hidrojateamento de vias, tapa-buraco e mais.
“Os lotes e terrenos devem receber um cuidado constante por parte dos proprietários. Devemos evitar, por exemplo, o acúmulo de água e queimadas para que possamos cuidar da saúde das pessoas. Essa é uma determinação do prefeito Odelmo Leão, que a cidade esteja em boas condições à população. Estamos fazendo o nosso papel e contamos com a ajuda da comunidade”, destacou a secretária de Serviços Urbanos, Larissa Espíndula.
As atividades de limpeza e conscientização nos bairros Mansour, Luizote e Jardim Europa continuam nos próximos dias com suporte de equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde, Obras, Trânsito e Transportes, além do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
Fonte: Secom PMU