Força-tarefa iniciada no último sábado (29) já recolheu e destinou corretamente mais de 500 toneladas de resíduos e volumosos
Os bairros Morumbi, Residencial Integração e Alvorada seguem sendo atendidos pela pelo Mutirão Cidade Limpa. A força-tarefa iniciada no sábado (29) é realizada por equipes de diversos setores da Prefeitura de Uberlândia com o objetivo de garantir o controle de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, assim como o descarte correto de resíduos. Até esta terça-feira (2), quase 6,5 mil criadouros foram eliminados e mais de 500 toneladas de resíduos e volumosos tiveram o encaminhamento correto. (Confira ao final do texto o balanço do dia)
Os agentes de endemia também seguiram com as visitas às casas, em busca de focos do mosquito. O trabalho envolve conscientização, pois o combate à dengue e a outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti depende do compromisso de toda a população em acondicionar e descartar lixo, recicláveis e outros itens de maneira correta.
Todos os serviços oferecidos no mutirão fazem parte da rotina e são acessíveis a toda a população. No Portal da Prefeitura, há endereço dos ecopontos que atendem a cidade, bem como de contato do caminhão cata-treco e dias e horários de coleta de resíduos domésticos e recicláveis em cada bairro de Uberlândia. (Clique aqui e acesse)
O cidadão ainda pode tirar dúvidas, apresentar denúncias ou mesmo requisitar benfeitorias em espaços públicos por meio do Serviço de Informação Municipal (SIM), pelo 3239-2800. Para contribuir com combate à dengue, o Centro de Controle de Zoonoses pode ser acionado pelo 3213-1470 e pelo aplicativo UDI sem Dengue.
Força-tarefa em números
Após o quarto dia do Mutirão Cidade Limpa, a Prefeitura de Uberlândia chegou a 60 lotes roçados, totalizando uma área de 107 mil metros quadrados (m²). A coleta de materiais descartados, entre resíduos da construção civil (RCC), massa verde e volumosos, alcançou a marca de 466,96 toneladas coletadas e encaminhadas para o descarte correto. Desse total, 452,7 toneladas eram RCC, que poderiam ter sido levados normalmente pela população até um Ecoponto próximo. (Confira aqui os endereços)
Com o apoio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o Mutirão Cidade Limpa ainda retirou de vias e casas dos bairros, 3,05 toneladas de recicláveis, 19,7 toneladas de lixo comum, 780 quilos de volumosos. Com auxílio do Cata-Treco, foram 10,2 recolhidas toneladas de mobiliários. A autarquia também aplicou 5,6 toneladas de massa asfáltica em vias dos bairros.
Pelo Programa Municipal de Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes, os agentes de endemias já conseguiram realizar vistoria em 2.457 imóveis. Somando-se os dias de força-tarefa, houve a eliminação de 6.466 criadouros e 137 focos com larvas.
As melhorias na sinalização horizontal, beneficiando motoristas e pedestres, também são significativas. Já foram atendidos mais de 242 metros quadrados nas vias em relação a faixas de pedestre e de baia de ônibus, legenda que sinalize ‘Pare’ e ‘Ônibus’, faixa de pedestres e linha de retenção. As vias também foram beneficiadas com 188 buracos tampados, aplicação de 44,32 toneladas de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e o patrolamento nas ruas Carnaúba, Esplendor e das Patativas.
Continuidade
O Mutirão Cidade Limpa começou no último sábado (29) e segue por dez dias nos bairros Morumbi, Residencial Integração e Alvorada, com equipes das secretarias de Obras, Saúde, Serviços Urbanos e Trânsito e Transportes, além do Dmae. O trabalho envolve maquinários e equipamentos para execução de Operação Tapa-buraco, sinalização, capina, roçagem, fumacê, hidrojateamento de vias, capina, roçagem, cata-trecho, coletas de lixo, entulhos e de recicláveis e visita de agentes de endemias, entre outros.
Fonte: SECOM PMU