Skip to content
Alô Uberlândia
Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

CRF/MG chega à Uberlândia com a campanha itinerante Uso Racional de Medicamento

Posted on 25 de abril de 2025

A iniciativa tem foco na conscientização da população e na qualificação da assistência farmacêutica local.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF/MG) em parceria com a Missão Sal da Terra, e as Faculdades UNIPAC e Anhanguera, realizam, neste final de semana, em Uberlândia, a campanha Uso Racional de Medicamento.

No sábado, dia 26 de abril, serão realizadas ações de conscientização e orientação à população, além de aferição da pressão arterial e teste de glicemia capilar, gratuitos, no Quiosque Parque do Sabiá (R. Haia, s/n – Tibery),de 8h às 12h.

A iniciativa, alinhada à Lei Federal nº 14.912/2024, que determina a realização de campanhas permanentes contra a automedicação por parte dos gestores do SUS, faz parte da Campanha 2025 do CRF/MG sobre o Uso Racional de Medicamentos (URM), percorrendo diversas cidades mineiras durante todo o ano.

Segundo a presidente do CRF/MG, Márcia Alfenas, a discussão permanente sobre o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação é necessária entre os profissionais da saúde e a população. “Por isso, levamos o projeto para o âmbito estadual, percorrendo grandes centros como Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros, Ipatinga e Pouso Alegre. Nosso objetivo éorientar a população para o uso correto de medicamentos e frisar o importante papel do farmacêutico. Ele é o profissional de saúde mais próximo da população, apto a orientar e ajustar doses, contribuindo significativamente para reduzir erros”, ressalta a presidente.

Simpósio de Uso Seguro de Medicamentos

Na sexta-feira, dia 25 de abril, cerca de 85 profissionais de saúde, entre farmacêuticos e lideranças estratégicas participarão do Simpósio de Uso Seguro de Medicamentos. O evento é exclusivo para os profissionais da Missão Sal da Terra, em comemoração ao dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Celebrado em 5 de maio, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (URM) foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1985 e estima-se, conforme a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), que o Brasil registra, por ano, cerca de 20 mil mortes consequentes do uso de fármacos por conta própria.

Em 2022, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) registrou 103.648 casos de intoxicação por medicamentos, representando 58,3% do total de intoxicações notificadas no país. ​

Ainda, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% das internações hospitalares são causadas por mau uso de medicamentos.

Serviço:

Campanha Uso Racional de Medicamento

Data: 26/04/2025 (sábado)

Horário: de 08 às 12h

Local: R. Haia, s/n – Tibery, Uberlândia – MG, 38405-112 (Quiosque Parque do Sabiá).

Crédito imagens: Diogo Andrade CRF/MG

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
  • Mais
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela) Pocket
  • Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
  • Clique para compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela) Nextdoor
  • Clique para compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky

Últimos Posts

  • Uberaba: PCMG conclui investigação da morte de adolescente em escola
  • Brain Talks reúne líderes para discutir o futuro da inovaçãonas empresas, em evento gratuito
  • Polícia Militar recupera caminhonete roubada em operação no Residencial Pequis, em Uberlândia
  • Lar Espírita André Luiz é beneficiado com equipamentos destinados pela deputada Ana Paula Leão
  • Prefeitura disponibiliza equipes para apoio à população em situação de rua durante período de baixas temperaturas

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2025 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme