Serviços

Castramóvel chega ao Pequis nesta segunda-feira (26)

Quem já possui o cadastro para fazer o serviço na região deve mantê-lo atualizado e estar atento às notificações enviadas por email e celular, via SMS; procedimento é gratuito

O Castramóvel estará no bairro Pequis, zona oeste da cidade, a partir de segunda-feira (26). O serviço itinerante de castração e microchipagem de cães e gatos, coordenado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde, ficará no Centro Evangélico de Integração e Aprendizado (Ceia) Professora Rosa Maria Melo, na rua Cachorro-do-Mato, número 350, onde permanecerá também nos dias 27 e 28 de junho e 3, 4 e 5 de julho. Os tutores da região com animais cadastrados precisam estar atentos à confirmação do agendamento, que é enviado por email e mensagem SMS.

“É fundamental manter atualizado o cadastro, feito pelo Portal da Prefeitura, e ficar atento às notificações, que são enviadas por email via mensagem de celular SMS, para comparecer ao veículo e ser atendido. Os serviços são feitos para quem está com o cadastro atualizado e com base na confirmação de agendamento, por ordem de chegada, a partir das 8h em todos os dias”, reforça o secretário municipal de Saúde, Clauber Lourenço.

Para fazer o procedimento, é necessário que o animal tenha idade mínima de seis meses. Cerca de 850 pets foram cadastrados na região do Pequis para receber os atendimentos, que são gratuitos e integram o Programa Municipal de Controle de Cães e Gatos, executado em parceria com a ONG SOS Pet desde 2022. Nas próximas duas semanas, o veículo receberá, também, cães e gatos vindos de bairros próximos, como o Residencial Lago Azul, Monte Hebron e Chácaras Panorama, todos da zona oeste.

O projeto oferece os itens necessários para os animais durante os procedimentos cirúrgicos e medicação completa de ampla duração. Os atendimentos começam com checagem dos cadastros e assinatura de termo de responsabilidade pelos tutores. Em seguida, os animais são submetidos a avaliação com médico veterinário antes da anestesia. Estando aptos, são encaminhados para o centro cirúrgico situado no Castramóvel. Na sequência, são encaminhados para sala de pós-operatório, onde permanecem até despertarem e serem liberados.

Neste ano, o Castramóvel já viabilizou a realização de, aproximadamente, 1.500 procedimentos ao passar pelos bairros Morada Nova, Morumbi, Shopping Park e São Jorge- nessa região, o veículo permaneceu no período de 12 a 21 de junho, totalizando cerca de 500 castrações. Em 2022, o serviço atendeu a zona rural de Uberlândia, registrando 1.069 procedimentos de atenção extra à saúde animal.

Cadastro

O cadastro para recebimento dos serviços de castração e microchipagem é feito de forma on-line. Na página principal do Portal da Prefeitura, a aba “Castramóvel” encontra-se disponível no menu “Serviços Populares”. O interessado deve preencher o formulário virtual apenas com dados pessoais e do animal a ser atendido. Caso haja interesse em cadastrar mais de um pet, o tutor pode inserir os dados do outro cão ou gato e clicar em “Salvar Animal”, finalizando o processo em “Cadastrar”. (Clique aqui para acessar o formulário)

Castramóvel no Pequis

O quê: Procedimento de castração de cães e gatos

Onde: Veículo ficará no Centro Evangélico de Integração e Aprendizado (Ceia) Professora Rosa Maria Melo, na rua Cachorro-do-Mato, número 350, bairro Pequis

Quando: dias 26, 27 e 28 de junho e 3, 4 e 5 de julho, sempre a partir das 8h

Secom PMU