Skip to content
Alô Uberlândia
Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Barraca da Prefeitura já atendeu mais de 35 mil romeiros até o momento

Posted on 11 de agosto de 2025

Estrutura fica às margens da BR-365, próximo ao km 565, e funcionará até o dia 14, véspera do feriado dedicado à Nossa Senhora da Abadia, padroeira do Triângulo Mineiro; expectativa é que, aproximadamente, 60 mil pessoas passem pelo espaço A caminhada entre Uberlândia e o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, na cidade vizinha de Romaria (MG), requer muita fé e disposição. Nesse percurso de 88 quilômetros, em condições como cansaço físico, calor diurno e frio noturno, as ajudas são reconfortantes. Uma dessas principais assistências é feita pela Prefeitura de Uberlândia, que desde o primeiro dia deste mês recebe mais de 35 mil romeiros em sua tradicional barraca de apoio, localizada próxima ao km 565, na BR-365. Ao passar pela Barraca da Prefeitura, Marcelo Carvalho gostou do apoio recebido. “É muito bom chegar em um local como esse e receber os atendimentos. É um momento de renovar as forças para continuar o percurso”, disse.

A Barraca da Prefeitura é administrada pela Secretaria Municipal de Governo, via Diretoria de Operações e Manutenções (DOM), com apoio de outras secretarias municipais e ajuda de voluntários, e funciona há mais de 40 anos. O espaço tem cerca de 500 metros quadrados, conta com energia elétrica e disponibiliza assistência médica e fisioterapêutica, aferição de pressão arterial, medicação, alimentos, água, internet wi-fi grátis, área para descanso e lava-pés e banheiros químicos, que foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Agronegócio neste ponto e em outros trechos do percurso. Uma ambulância também fica à disposição durante 24 horas.

“É uma tradição que a Prefeitura mantém com muita satisfação. Todos os anos ficamos na espera por esse momento e sempre nos empenhamos em fazer o melhor possível”, afirmou o diretor da Diretoria de Operações e Manutenção (DOM), Odelmo Nogueira.

A distribuição de sopa e outros alimentos doados pela comunidade é feita na cantina e no refeitório. Os atendimentos no ponto de apoio são feitos por voluntários que se sentem feliz em ajudar os peregrinos. Rogéria Martins é voluntária há mais de 40 anos e pretende continuar com esse atendimento por toda a vida. “Minha mãe, Maria Rosária Martins, foi uma das pessoas que atendeu no primeiro ano de funcionamento dessa barraca. Eu mantenho essa tradição pela memória dela e em devoção à Nossa Senhora”, contou.

O casal Fábio Júlio e Cyra Patrícia sempre faz doações para a Barraca da Prefeitura e, neste ano, já realizou o gesto. “Ao mesmo tempo em que ajudamos as pessoas, sentimos que também somos abençoados. Enquanto tivermos condições, vamos continuar realizando esse gesto”, disse Fábio Júlio. Os atendimentos na Barraca da Prefeitura continuam até o dia 14 deste mês, véspera do dia dedicado à Nossa Senhora da Abadia, padroeira do Triângulo Mineiro. A expectativa é que, aproximadamente, 60 mil pessoas passem pelo espaço.

Secretaria de Comunicação/PMU

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
  • Mais
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela) Pocket
  • Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
  • Clique para compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela) Nextdoor
  • Clique para compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky

Últimos Posts

  • Jovem de 25 anos é morto a tiros dentro de residência no bairro Luizote de Freitas, em Uberlândia
  • Governo de Minas alerta para semana de instabilidade e volumes elevados de chuva em todo o estado até 24/1
  • Operação Rota Envenenada resulta na prisão de dois suspeitos por furto de carga em Uberlândia
  • Incêndio destrói garagem de residência, atinge veículos e deixa morador ferido no bairro Martins, em Uberlândia
  • Guindaste tomba em área residencial do bairro Laranjeiras e atinge quatro casas em Uberlândia

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme