Serviços

Abertura da Festa do Congado 2023 acontece neste domingo (9)

Celebração das Benção das Bandeiras ocorrerá na Igreja do Rosário e São Benedito; 24 ternos estão confirmados

As ruas de Uberlândia ficarão mais coloridas a partir de domingo (9), isso porque elas serão tomadas por fiéis que manifestarão sua religiosidade e devoção na abertura da Festa do Congado 2023. O festejo faz parte da tradição cristã de matriz africana em que os devotos desfilam, rezam, cantam e dançam pelas ruas em celebração às santidades. O início das festividades acontecerá na praça da Igreja do Rosário e São Benedito às 18h30 com a Benção das Bandeiras, na cerimônia chamada de “Bandeira do Aviso”.

A festa é organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e sua realização tem o apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Neste ano, está confirmada a participação de 24 ternos da Irmandade.

“O prefeito Odelmo Leão nos incentiva a desenvolver políticas de estímulo e apoio às tradições de nossa população e a Festa do Congado tem uma importância inegável para a história da nossa cidade. É uma festa belíssima e, mais uma vez, estaremos lá junto com a comunidade”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Monica Debs.

A Benção das Bandeiras sinaliza o início das atividades do Congado e tem o objetivo de mostrar para a população que a tradição está de volta e em andamento. Até outubro, os grupos de Congado promovem leilões e rezam terços por toda a cidade, totalizando mais de 30 eventos.

“É uma das festas mais antigas da cidade, em que os participantes relembram de seus ancestrais por meio de rezas e canções. Com 145 anos de história, o evento é extremamente importante para a população negra, pois é uma conexão com seus antepassados. Trata-se de uma tradição cultural rica, que é passada de pai para filho”, explica a assessora da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Selma Nogueira Gonçalves.

Fonte: Secom- PMU