Serviços

2° Mutirão do diabetes é realizado em Uberlândia com exames gratuitos

Pacientes com diabetes apresentam um risco de perda de visão 25 vezes maior do que os demais

A diabetes é uma doença que causa produção insuficiente ou má absorção de insulina, o hormônio que regula a glicose no sangue e garante a energia do organismo. Os cuidados com a visão para pacientes diabéticos devem ser redobrados, por isso, o Hospital HOlhos e o Instituto de Educação em Diabetes irão realizar o segundo mutirão do diabetes no sábado, 9, das 9h às 12h na Av. Marcos de Freitas Costa, n° 855, Bairro Daniel Fonseca.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, no mundo, existem 415 milhões de pessoas com a doença, sendo 14 milhões apenas no Brasil. A alta concentração de glicose no corpo é capaz de afetar os vasos sanguíneos, isso incluindo os olhos, que são finos. “É fundamental procurar um oftalmologista quando o paciente possui diabetes e está com alguma dificuldade para ler, sente dores ou tonturas. Com a alteração dos vasos, a probabilidade de hemorragias intraoculares pode aumentar”, ressalta Vinicius Bertarini, oftalmologista do Hospital HOlhos e especialista em catarata e retina e vítreo.

No dia, serão realizados diversos exames gratuitos para a população, como medição de glicemias, aferição de pressão arterial, avaliação do pé diabético, mini palestras educativas e exposição de alguns produtos. Para pacientes diabéticos terá avaliação médica dos rins, exames de fundo de olho e exame da carótida. O intuito do evento é chamar a atenção das pessoas sobre a doença e sensibilizar pacientes diabéticos para que evitem a hospitalização resultante do diabetes mal controlado.

O oftalmologista ainda ressalta que uma das doenças mais comuns relacionadas ao diabetes é a retinopatia diabética. “Ela é capaz de levar o paciente a ficar cego totalmente. Quando a circulação sanguínea nos vasos dos olhos desenvolve uma alteração, ela prejudica os nervos oculares, o que pode trazer graves consequências na visão, até causando baixa visão súbita”, finaliza Vinicius.

Serviço:

2° Mutirão do diabetes

Dia: 9 de novembro (sábado)

Hora: Das 9h às 12h

Local: Av. Marcos de Freitas Costa, n° 855, Bairro Daniel Fonseca

Fonte: Serifa Comunicação

Participe do nosso grupo Whatsapp