Seis pessoas são presas suspeitas de fraude na venda irregular de consórcios em Uberlândia

Grupo atraía interessados por anúncios de veículos nas redes sociais e cobrava pagamentos antecipados para suposta liberação de crédito.

Na segunda-feira (14), seis pessoas foram presas em flagrante durante uma operação contra um esquema de fraudes envolvendo a venda irregular de consórcios em Uberlândia. Conforme as apurações, os suspeitos apresentavam propostas de crédito e financiamento para aquisição de veículos e exigiam pagamentos antecipados.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso começou a ser apurado após a identificação de possíveis vítimas atraídas por anúncios de veículos nas redes sociais. Após o contato inicial, os interessados eram encaminhados para atendimento presencial, onde recebiam propostas relacionadas a crédito, financiamento ou consórcio.

Durante a ação, uma mulher estava no estabelecimento para dar continuidade a uma negociação. Ela contou que havia sido atraída por um anúncio na internet e já tinha realizado parte do pagamento antecipado. Outra vítima também era atendida no local em uma tratativa semelhante para aquisição de veículo.

Os investigadores identificaram uma estrutura dividida entre captação de clientes, atendimento, negociação e supervisão. No estabelecimento, foram apreendidos celulares, computadores, contratos, propostas, formulários e outros documentos, que serão analisados para esclarecer a participação de cada envolvido.

Ao todo, 16 pessoas foram conduzidas à unidade policial para prestar esclarecimentos. Entre elas estavam três adolescentes, acompanhados pelos responsáveis legais durante os procedimentos.

As apurações também encontraram registros policiais de 2025 e 2026 com características semelhantes, inclusive relacionados a outros estabelecimentos comerciais. O material será analisado para verificar a possível existência de outras vítimas e a extensão das práticas investigadas.

Após serem ouvidos pela autoridade policial, seis envolvidos, sendo quatro homens e duas mulheres, com idades entre 18 e 26 anos, foram presos em flagrante pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Eles foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.

A análise do material apreendido continua para identificar outras possíveis vítimas, individualizar as condutas e esclarecer a extensão das fraudes relacionadas à comercialização irregular de consórcios.

Informações: Polícia Civil | MG.

Crédito das imagens: reprodução gerada por IA.