E o caso da jovem de 22 anos, moradora de Pouso Alegre, interior de Minas Gerais, que está presa na Tailândia, continua sendo acompanhado pelo advogado Telemaco Marrace de Blumenau-SC. Atento e bem experiente, o advogado sabe que apesar de todas as dificuldades frente ao assunto, ainda existem algumas possibilidades de reverter o caso de Mary Hellen, no sentido de que a jovem não receba sentença de pena de morte. Apesar dos trâmites legais não partirem do escritório brasileiro, Telemaco tem todo um grupo de advogados brasileiros que estão imbuídos juridicamente, na apresentação documental que possa minimizar a situação da brasileira naquele país. Na quinta-feira (10) ele falou com o escritório de Timothy Tan, advogado criminal em Bangkok.
De acordo com Marrace, foi enviado, via e-mail, toda a documentação da Mary Hellen, atestados de boa conduta, declaração de trabalho, para Tan. O objetivo, segundo o defensor brasileiro, é mostrar que a jovem não é ligada ao tráfico de drogas. “Estamos traçando uma defesa conjunta, mas dependemos da Embaixada na Tailândia para contatarmos a nossa cliente para esclarecermos algumas dúvidas ou pontos importantes para a defesa”, explicou ele.
Além disso, Telemaco foi informado de que Mary Hellen saiu do isolamento na sexta-feira (11), mas por ser final de semana e a prisão de Samut Prakan estar lotada de presos, ainda não foi possível a chamada via videoconferência. Ele também ressaltou que a Embaixada e o advogado Timothy Tan, que é o contato na Tailândia, estão fazendo de tudo para agilizar este contato com a cliente. Outro ponto apresentado pelo criminalista é que lá, existe um envolvimento de religioso muito respeitado e que possui bom trânsito junto à família real.
Para o advogado, todo auxílio sério, coerente, é muito bem-vindo. Neste caso específico dos grupos religiosos, a expectativa é de que eles intercedam para que consigamos provar que Mary Hellen foi vítima de uma trama e acabou entrando sem querer nessa enrascada. “Esta semana, acredito que conseguiremos ter nosso primeiro contato direto com a jovem e quem sabe com alguns progressos no que tange sua condenação e/ou retorno ao Brasil”, finalizou ele.
Relembre o caso
No início de fevereiro deste ano, Mary Hellen Coelho Silva, presa no Aeroporto de Bangkok, capital da Tailândia, juntamente com dois homens, de 24 e 27 anos. Segundo a denúncia, eles foram acusados de tráfico internacional de drogas. Nas bagagens dos três, juntos tudo, foram encontrados 15,5 quilos de cocaína, escondidos nas malas, mas descobertos pelos detectores no aeroporto.
Após ser identificada como a jovem de Pouso Alegre, Mary Hellen e os outros rapazes, Jordi Vilsinski Beffa, de 24 anos, morador de Apucarana (PR) e outro, de 27 anos, que não teve o nome e nem a cidade divulgados, aliás, causa certa estranheza, já que “estavam juntos”…
Como descobriram a droga
Funcionários do aeroporto de Bangkok desconfiaram do conteúdo das bagagens durante a inspeção do raio-X e as malas foram revistadas. Os seguranças encontraram 9 kg de cocaína em um compartimento oculto. Mais tarde, o outro paranaense, de 24 anos, foi preso com 6,5 kg de cocaína. O valor da carga é estimado em R$ 7,5 milhões.
Mais um caso recente – Fonte: G1 – 11/03/2022
Um brasileiro de 33 anos foi preso, nesta quinta-feira (10), em Bangkok, na Tailândia, transportando aproximadamente sete quilos de cocaína diluídos em produtos de beleza. Segundo a Polícia Federal, a prisão aconteceu em uma ação de cooperação internacional. A PF divulgou que as investigações tiveram início no Espírito Santo, no dia 3 de março, quando policiais tentavam identificar um homem que estaria conectado a traficantes internacionais.
Jornalista Cássia Bomfim
Fonte: Advogado de Defesa – Imagens: Redes Sociais