A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) implementou, nesta segunda-feira, 10, a “Operação de Proteção Escolar”, com o objetivo principal de proteger o ambiente escolar, garantindo a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e demais profissionais da educação. O lançamento oficial da Operação de Proteção Escolar, em âmbito estadual, nesta manhã, ocorreu na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte.
A operação será desenvolvida por meio das Unidades de Execução Operacional da PMMG e tem por objetivo garantir a segurança no ambiente escolar, atributo essencial para o desenvolvimento educacional e social dos jovens. A iniciativa conta com um conjunto de ações integradas que visam combater a violência e a criminalidade nas proximidades e no interior dos educandários, bem como proteger a comunidade escolar em seu cotidiano.
Do planejamento, fazem parte visitas às estabelecimentos de ensino; atividades de conscientização e orientação, formação de Redes de Proteção Escolar e fomento à participação no Conselho Comunitário de Segurança Pública Escolar, envolvendo os estudantes, pais ou responsáveis, professores e funcionários das escolas. Na oportunidade, serão abordados temas sobre a importância da prevenção da violência e do respeito aos direitos humanos no ambiente escolar.
A operação será desenvolvida através da conjugação de esforços operacionais da Polícia Militar, sem que haja sobreposição de esforços. O primeiro esforço será desenvolvido pelos instrutores do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, junto às escolas que estão cadastradas para o funcionamento do programa no 1º semestre de 2023. Os instrutores Proerd, após a aplicação do programa no educandário, deverão se reunir com a direção escolar e estabelecer diretrizes para a prevenção naquele ambiente. O segundo ficará a cargo pelas Patrulhas Escolares, junto às escolas estaduais não contempladas com o Proerd no 1º semestre de 2023. O terceiro esforço será desenvolvido pelas demais equipes de radiopatrulhamento e Motopatrulhamento, de acordo com o planejamento de cada Unidade.
Além de oferecer segurança, a operação visa fortalecer a relação entre a comunidade escolar e a Polícia Militar de Minas Gerais, promovendo a participação ativa da sociedade na construção de um ambiente escolar mais seguro e saudável.
Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais