A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, prendeu nesta quarta-feira, dia 11, em Uberlândia, três homens que são apontados como autores do assassinato do mecânico João Batista de Oliveira Bastos, 58 anos, ocorrido no dia 22 de março deste ano, no interior de sua oficina mecânica, na Avenida Segismundo Pereira, no bairro Novo Mundo.
A prisão dos investigados foi feita durante uma operação denominada Triunvirato executada pela Delegacia de Homicídios de Uberlândia. Um dos investigados foi preso no Distrito Industrial, outro no bairro Alisson Preto (Glória) e outro estava fora da cidade. Na data do crime, um deles havia sido preso em flagrante, mas teve a soltura a mando do Poder Judiciário, sendo preso agora novamente.
O crime aconteceu à noite no interior da oficina. O mecânico foi surpreendido por dois homens que chegaram numa motocicleta. Um deles disparou dois tiros na cabeça da vítima e ambos fugiram. O terceiro suspeito estava na oficina, na hora em que ocorreu o homicídio. Ele se encontrava no barracão para avisar aos comparsas da chegada da vítima. A morte fora planejada em dezembro passado.
Os três, com idades de 29 e 36 anos, tiveram a prisão decretada nesta semana e vão ficar reclusos temporariamente por 30 dias até que as investigações sobre a morte estejam concluídas. A operação para a prisão foi comandada pelo delegado Eduardo Fernandes Perez Leal. Hoje (quinta-feira, dia 12) a Polícia Civil concedeu entrevista coletiva para falar sobre o desfecho da operação.
O delegado chefe do 9º Departamento de Polícia Civil, Marcos Tadeu de Brito Brandão, disse, durante a coletiva, que a motivação do crime foi desavenças entre a vítima e um dos participantes, que vinham há tempos, por causa de um desacordo comercial entre ambos, ocorrido em razão de uma venda de imóvel, resultada em dividas de ambos os lados, incluindo ameaças um ao outro.
Porém, um detalhe, apurado pelos policiais chamou a atenção e pode ter dado um motivo a mais para a aceleração do crime. No dia 7 de março, o cachorro do desafeto do mecânico matou galinhas da vítima. Revoltado, o mecânico matou o cão com uma haste de ferro e ainda lhe mandou uma fotografia com o bicho ainda agonizando. “Mas a motivação maior foi o desacordo”, disse o delegado.
Produzido pela Assessoria de Imprensa da 1a DRPC de Uberlândia – MG