Segurança pública

Operação Ludibrio: 3ª fase é deflagrada no Triângulo Mineiro

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), que integra a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Uberaba (Ficco/URA), coordenada pela Polícia Federal, participou, nesta sexta-feira (2/6), da terceira fase da operação Ludibrio, deflagrada na cidade e também em Uberlândia, no Triângulo.

O objetivo foi combater a ação de despachantes que auxiliaram criminosos de Uberaba a fraudar documentos para adquirir dezenas de armas de fogo. As investigações ainda comprovaram que os despachantes, que eram Caçadores e Atiradores Esportivos (CACs), também adquiriram suas armas de forma fraudulenta.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão para os endereços ligados aos despachantes, sendo quatro em Uberlândia e três em Uberaba.

Etapas

A primeira fase da operação foi deflagrada no dia 14 de julho de 2022, em Uberaba, com a apreensão de sete armas de fogo adquiridas por um indivíduo com passagens por tráfico, homicídio e roubo.

Já no último dia 12 de maio, também em Uberaba, foram apreendidas, na segunda fase, mais sete armas compradas por duas pessoas com antecedentes por homicídio, tráfico e receptação.

Os envolvidos serão indiciados e responderão pelos crimes de falsidade ideológica e de posse e porte irregular de arma de uso permitido e restrito. Caso sejam condenados, poderão cumprir até 18 anos de reclusão, além de multa.

Texto: Ascom Polícia Federal (adaptado)

Fonte: ASCOM-PCMG