Segurança pública

Operação conjunta do MPMG, PCMG e PRF apreende 300 quilos de drogas na RMBH

Investigações conduzidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia Civil do estado resultaram na prisão de três homens e apreensão de 300 quilos de substância semelhante a cloridrato de cocaína, em Itatiaiuçu, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação, realizada no sábado, 23 de maio, contou também com a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As investigações fizeram monitoramento da carga por mais de 40 horas. Ao chegar em Itatiaiuçu, a PRF foi acionada e fez a interceptação da carga. Os suspeitos, três empresários da cidade de São Paulo, foram encaminhados ao Sistema Prisional. Conforme apurado, as drogas eram negociadas e adquiridas no Mato Grosso do Sul, passavam pelo Paraná, até chegar em São Paulo, de onde seguiam para a região nordeste do país e para Minas Gerais. Há indícios de que empresas de fachada eram utilizadas para acobertar a prática criminosa e para lavagem de dinheiro.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (assista abaixo), no Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), em BH, representantes das instituições deram mais detalhes sobre o trabalho. A promotora de Justiça Paula Ayres, do Gaeco, ressaltou a parceria no combate às associações criminosas “O crime organizado se integra com vários braços, então é muito importante a parceria das instituições, como nessa operação, que resultou em uma apreensão recorde e na prisão, inclusive, do chefe do tráfico”, afirmou.

Fonte: MPMG