Passear em família, com amigos, praticar esportes radicais ou simplesmente contemplar a natureza. É assim que muitas pessoas aproveitam a vida nos momentos de lazer, de descanso,, mas tudo precisa ser muito bem avaliado quando se trata de curtir a natureza em lagos, rios, mar e cachoeiras. Nesta quinta-feira (10), na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, uma equipe do Corpo de Bombeiros fez uma simulação, um treinamento para a retirada de vítimas em situações de perigo extremo em locais de difícil acesso. O dia começou bem cedo para esta turma que já tem um grande “know how” em salvamentos, mas por isso mesmo a ordem é treinar, aperfeiçoar sempre, afinal salvar vidas é o lema destes homens e mulheres, socorristas.
Com a utilização da aeronave, o helicóptero Arcanjo, que tem sua base em Uberaba e atende a todo o estado, em especial, o Triângulo Mineiro. Os trabalhos começaram com a checagem dos equipamentos, reconhecimento da área, sintonia na coordenação e execução das tarefas. Equipe ligada e antenada, certamente têm muito mais change de alcançar êxito na missão. O local escolhido foi a cachoeira do bairro Rural de Ponte Alta, no município. A visão é bonita, propícia para um resgate com certo grau de dificuldade, mas muito bem monitorado e comandado por toda a equipe. O treinamento contou com a simulação de retirada da vítima com o auxílio de parte da equipe de bombeiros socorristas. Tudo muito bem orquestrado e alinhado com os procedimentos das equipes aéreas.
A aeronave atua em diversos tipos de emergências, que inclui os acidentes em cachoeiras, que são recorrentes na região, já que existem vários rios ao entorno e paisagens paradisíacas, mas perigosas. Além disso, a equipe aérea e os demais profissionais atendem aos acidentes em rodovias, transporte de pacientes entre hospitais, ou seja, traumas de uma forma geral e também casos que possam ser programados, ainda que emergenciais. Segundo informações do TenCel Anderson Passos, estudos e estatísticas revelam que 82% das vítimas sofrem traumas, perdem a vida na primeira hora após o acidente, por isso é imprescindível que a atuação da aeronave seja de forma decisiva na preservação da vida. “Levar médico e enfermeiro de forma ágil, reduzindo este tempo de espera para o acesso ao atendimento “avançado”. A equipe de saúde está habilitada e equipada para realizar uma série de procedimentos típicos de uma UTI, no local do acidente”, destacou o comandante. Vale ressaltar que este serviço é gratuito e disponibilizado através do telefone 193, porque como destaca o lema; “Bombeiro militar: o amigo certo nas horas incertas”.
[/video]
