Nesta segunda-feira (7/8), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, indiciou 40 pessoas pelos crimes de organização criminosa armada, liderança de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, venda ilícita de arma de fogo, porte de arma de fogo e lavagem de capitais.
Segundo os levantamentos da PCMG, os indivíduos estariam atuando dentro de uma organização criminosa com um núcleo em Patos de Minas, o qual era responsável por diversos delitos ocorridos na cidade e região, como tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, roubo, furtos, torturas e homicídios.
A investigação começou no ano de 2022 e se desenrolou por meio da operação Tabuleiro – Fase Xeque. Para chegar aos indícios de autoria, a PCMG contou com a estrutura das equipes de investigadores e de escrivães que apuram crimes contra a vida, peritos criminais e médicos-legistas, sob a coordenação do 10º Departamento de Polícia Civil e da Delegacia Regional em Patos de Minas.
O trabalho investigativo ainda contou com a participação da sociedade, por meio de denúncias, e com a colaboração de informações prestadas pelas polícias Militar e Penal.
O inquérito policial foi concluído hoje e remetido ao Poder Judiciário com o indiciamento dos suspeitos.
Fonte: ASCOM-PCMG