Incêndio em uma residência foi registrado pelo Corpo de Bombeiros no bairro Natal, em Ituiutaba.
Durante a madrugada desta sexta-feira 22 de abril, o 2° Pelotão de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio em um residência na Rua Zero, no bairro Natal, na cidade de Ituiutaba. De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, que receberam uma ligação do dono da residência informando que havia fogo na sala de sua casa com chamas altas no sofá e no telhado.
Os militares se deslocaram rapidamente para o endereço tripulando uma viatura específica de combate a incêndio. Ao chegarem no local, constataram que as chamas já haviam sido controladas pelos moradores, mas que a instalação elétrica ainda estava energizada, sendo a mesma seccionada no padrão de energia da concessionária já no momento da chegada da guarnição. Pelo fato do ambiente interno ainda apresentar temperatura elevada, os militares fizeram o rescaldo, molhando discretamente as partes quentes e revirando o material queimado, analisando o padrão de temperatura nas paredes e telhado para decidir se a residência mantinha sua função estrutural.
A casa atingida pelo fogo é uma edícula, com alimentação elétrica vinda direto do padrão da concessionária de energia, passando antes pela casa principal do lote. Ambas não possuíam quadros de distribuição dotados de disjuntores para proteção contra curtos e sobrecargas. Segundo o morador, o incêndio começou quando o mesmo tomava banho com o chuveiro na posição “inverno”. Ao ver a lâmpada cintilar, ele desligou o chuveiro e viu então o sofá em chamas e acionou o Corpo de Bombeiros. Ainda segundo ele havia uma tomada pendurada por fios elétricos em cima do sofá. A suspeita é que a fiação sobreaqueceu, derretendo parte do material isolante e fechando curto circuito sobre o sofá da sala.
Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido. Os militares avaliaram a residência e não encontraram danos importantes à estrutura. A fiação elétrica que alimenta a edícula foi cortada mantendo apenas a casa principal alimentada.
Em caso de incêndio, o CBMMG orienta que a primeira coisa que se faça seja desligar o disjuntor do padrão de energia pois, na maioria dos casos, o princípio de incêndio em residências tem origem elétrica e, acima de tudo, seja solicitado ajuda o mais rápido possível.
Em caso de emergência, ligue 193. Este número salva vidas.
Fonte/crédito imagens: Corpo de Bombeiros/MG
