O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais está implementando em todo o estado a Operação Rotas de Emergência, que tem o intuito de condicionar os colaboradores das unidades hospitalar para ação em caso de evacuação da edificação por sinistro relacionado a incêndio e pânico, também prepara os militares da corporação para ação coordenada juntamente com os funcionários dos hospitais, observa-se também que este contato com a edificação permite aos militares um grau maior de conhecimento do layout interno da edificação, facilitando assim as ações do Corpo de Bombeiros em caso de emergência. Dentro deste planejamento o 2º Pelotão de Bombeiros realizou nesta sexta, 29 de Novembro, às 10:00 hs, simulado de evacuação do Pronto Socorro Municipal de Ituiutaba.
Foram empenhados nesta ação 21 colaboradores do Pronto Socorro, e 7 Bombeiros Militares, e 3 viaturas. Os trabalhos ocorreram em parceria do Corpo de Bombeiros e a Prefeitura Municipal de Ituiutaba, através da direção do Pronto Socorro Municipal.
Durante a atividade foi simulado um princípio de incêndio na cozinha do hospital, mais precisamente em um botijão de gás “GLP”, assim foram observados na prática, as saídas de emergência; o ordenamento/tempo da evacuação pelos colaboradores do pronto socorro; as possíveis vítimas; o tempo de resposta do Corpo de Bombeiros frente ao acionamento via 193, sendo registrado o tempo de deslocamento das equipes BMs do quartel do 2º Pelotão até o Pronto socorro e o tempo de ação para controle, além da contenção do princípio de incêndio.
Fonte: Bombeiro Militar

