_Haverá a divulgação da atualização do relatório “Violência contra comunicadores no Brasil: um retrato da apuração nos últimos 20 anos”, editado pelo Conselho Nacional do Ministério Público_
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Secretaria de Assuntos Internacionais, em parceria com a Unesco, realiza, na próxima terça-feira, dia 30 de maio, um evento em comemoração ao “Mês Internacional da Imprensa Livre”.
*As atividades, abertas à imprensa, terão início às 13h30, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, à avenida Álvares Cabral, 1690, 1º andar, bairro Santo Agostinho.*
Na oportunidade, será feito o lançamento do “Portal do Observatório do MPMG” e divulgada a atualização do relatório “Violência contra comunicadores no Brasil: um retrato da apuração nos últimos 20 anos”, editado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O evento contará com a presença do Secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho Neto, com a palestra “A importância da Liberdade de Imprensa no contexto do Estado Democrático de Direito”.
Augusto de Arruda Botelho Neto também falará sobre “O Observatório Nacional de Direitos Humanos e o trabalho da Secretaria Nacional de Justiça para assegurar a liberdade de imprensa”.
Haverá ainda uma mesa de debates sobre “Os desafios contemporâneos para a liberdade de imprensa: desinformação, discursos de ódio e regulamentação das plataformas de grandes big-techs”.
Moderada pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, promotor de Justiça Francisco Ângelo Silva Assis, a mesa contará com o diretor da ONG Repórteres Sem Fronteiras, Artur Romeu, o Secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho Neto e a advogada e fundadora da ONG Tornavoz, Taís Gasparian.
*Mês Internacional da Imprensa Livre*
*Data:* 30 de maio – terça-feira
*Horário:* 13h30
*Local:* Salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça
Avenida Álvares Cabral, 1690, 1º andar, bairro Santo Agostinho
Ministério Público/MG