Skip to content

Alô Uberlândia

Notícias de Uberlândia

Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Defesa Civil alerta para chuvas intensas em Minas Gerais com chegada de ciclone extratropical

Posted on 7 de abril de 2026

Sistema associado a uma frente fria pode provocar temporais, rajadas de vento e altos volumes de chuva em diversas regiões do estado.

O Governo de Minas Gerais emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas em várias regiões do estado entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9). A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil divulgou o aviso diante da formação de um ciclone extratropical associado à chegada de uma frente fria no país.

De acordo com a Defesa Civil, o sistema meteorológico deve provocar aumento das instabilidades atmosféricas, com pancadas fortes de chuva e rajadas de vento que podem variar entre 70 e 80 km/h. A previsão indica acumulados de chuva entre 50 e 70 milímetros ao longo desses dias.

O ciclone extratropical se forma na região Sul do Brasil e tende a provocar temporais principalmente naquela região, mas seus efeitos também devem atingir diversas áreas de Minas Gerais. Para esta quarta-feira (8), há previsão de tempestades no Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Vale do Rio Doce, além de áreas da Zona da Mata e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Na quinta-feira (9), a frente fria deve avançar pelo estado, mantendo o cenário de pancadas intensas de chuva e possibilidade de ventos fortes.

A Defesa Civil informou que as equipes seguem monitorando a situação e reforçou a importância de medidas de prevenção. Entre as orientações, estão:
• Evitar deslocamentos durante chuvas fortes;
• Não atravessar ruas ou áreas alagadas;
• Procurar abrigo seguro em caso de tempestades;
• Desligar aparelhos elétricos da tomada durante temporais.

Em situações de risco, como aparecimento de rachaduras em imóveis ou inclinação de muros e árvores, a recomendação é deixar o local imediatamente e acionar os órgãos de emergência.

A população pode se cadastrar para receber alertas gratuitos da Defesa Civil enviando o CEP por mensagem de texto para o número 40199.

Em caso de emergência, os telefones disponíveis são:
• 193 para o Corpo de Bombeiros;
• 190 para a Polícia Militar;
• 199 para a Defesa Civil;
• 192 para o Samu.

Informações: Governo de Minas | Defesa Civil.

Crédito das imagens: Governo de Minas | MG.

Últimos Posts

  • Furto em comércio termina com suspeito preso após ação rápida da polícia em Uberlândia
  • Crime brutal em Araguari: dupla confessa homicídio e tenta ocultar corpo em mata
  • Motorista de aplicativo é assaltado e trio é preso em Uberlândia
  • Colisão entre caminhão e carro deixa duas mulheres mortas na MGC-497, em Uberlândia
  • Colisão frontal mata entregador no Anel Viário Sul, em Uberlândia

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme