Em uma solenidade realizada no auditório da FIEMG – Regional Vale do Paranaíba, foi realizada na manhã desta terça-feira dia 18 de dezembro, o lançamento da primeira Rede Integrada de Emergência no Estado de Minas Gerais.
o 5º BBM, seguindo as diretrizes da organização das nações unidas, tem buscado atuar junto à sociedade para a redução dos riscos de desastres e assim tornar as cidades mais resilientes. Neste sentido, com apoio da FIEMG – Regional Vale do Paranaíba, da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, da Universidade Federal de Uberlândia, da iniciativa privada e do poder público local, o 2º COB e o 5º BBM propôs como estratégia de enfrentamento aos desafios decorrentes dos riscos tecnológicos, a criação de uma rede de cooperação mútua com foco na prevenção de desastres e na resposta eficiente às emergências.
A RINEM é uma associação sem fins lucrativos que será mantida pelos recursos das empresas associadas, contando com a participação do Corpo de Bombeiros Militar e apoio de outros órgãos públicos, como a Universidade Federal de Uberlândia, CEMIG, Defesa Civil Municipal, Prefeitura Municipal, dentre outros. A rede integrada de emergência atuará no treinamento e capacitação das equipes de emergências, no mapeamento de riscos de desastres no município, e promoverá o compartilhamento dos recursos logísticos e humanos das empresas associadas e demais parceiros emprego em caso de emergências.
Segundo o empresariado da região, que foi representado em sua fala pelo Sr. Luiz Alberto Garcia, presidente de honra do conselho de administração do Grupo Algar, e pela Presidente da RINEM Sra. Valéria Jobim Durand de Souza, da empresa Souza Cruz, as grandes empresas, que são líderes em suas áreas de atuação, precisam se unir à iniciativa pública em prol da comunidade, principalmente visando a prevenção, e claro, caso ocorra uma emergência, poder apoiar os órgãos públicos para minimizar as suas consequências.
O Comandante do Segundo Comando Operacional de Bombeiros e do Quinto Batalhão de Bombeiros ressaltou o pioneirismo destas ações em todo estado, destacando a importância do apoio da sociedade civil na prevenção.
Fonte/fotos: Corpo de Bombeiros/MG
