Cidade chega ao Dia do Atletismo, celebrado nesta quarta-feira (9), com muitos motivos para comemorar: mais de 300 crianças e adolescentes estão matriculados atualmente nas turmas de iniciação esportiva e competição na modalidade
Considerada uma das principais equipes de atletismo do Brasil, a equipe de alto rendimento da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio de parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Praia Clube e Exército – coleciona títulos importantes desde que foi oficializada em maio do ano passado. Em um ano e seis meses de atividade, os atletas trouxeram para casa 95 medalhas (30 de ouro, 33 de prata e 32 de bronze), chegando ao Dia Nacional do Atletismo, celebrado nesta quarta-feira (9), com o título brasileiro na categoria sub-23.
Apenas neste ano, a equipe conquistou a 2ª colocação no Troféu Brasil de Atletismo (principal competição da categoria Adulto na modalidade), em São Paulo, no fim de junho, e o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20, em Niterói (RJ), no início de junho. Além disso, ganhou 3 medalhas (1 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze) no Campeonato Mineiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, em Belo Horizonte, no início de agosto, e foi bicampeã do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-23, ao conquistar 24 medalhas (7 de ouro, 9 de prata e 8 de bronze) em Bragança Paulista (SP).
Ocupando a 4ª colocação no ranking brasileiro sub-23 da prova dos 800 metros, Marco Túlio Silva, de 20 anos, é um dos atletas revelados pelas escolinhas municipais. “Comecei, aqui na Futel, na natação. Em seguida, fui para o futebol de campo até que chegue no atletismo, modalidade na qual me adaptei rapidamente e hoje faz parte da minha vida. Todo o meu crescimento no esporte se deve principalmente à estrutura que a Prefeitura de Uberlândia oferece para atletas da iniciação ao alto rendimento. Agradeço o apoio dado pelo Município, na gestão do prefeito Odelmo Leão”, ressaltou.
Atualmente, o Município oferece gratuitamente, na iniciação e treinamento, atividades nas escolinhas da modalidade para mais de 200 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos em três locais: Sesi Gravatás, Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BIMec). Já no alto rendimento são mais de 100 atletas de todo o país nas categorias sub-16, sub-18, sub-20, sub-23 e adulto, tanto no masculino quanto no feminino.
Secom- PMU